Um jovem de 19 anos sofreu fratura em uma das pernas, após a moto na qual ele estava na garupa bater de frente com uma viatura da Guarda Municipal, em Araçatuba (SP), na madrugada deste domingo (22).
O condutor da moto, um jovem de 21 anos, também teve ferimentos. Ele estaria empinando o veículo, segundo os guardas municipais que apresentaram a ocorrência.
De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes estavam em patrulhamento pelo complemento da rua Aguapeí, já depois do Shopping Praça Nova, por volta de 1h. Eles teriam visto a moto Honda CG Fan 2025, logo à frente, ocupada por duas pessoas.
O condutor dessa moto estaria empinando e, ao ver a viatura da Guarda Municipal, teria tentado fugir, após o passageiro dizer: "vai, vai, vai". Segundo o que foi relatado, durante a tentativa de fuga, o motociclista perdeu o controle e bateu de frente com a viatura.
Ferimentos
Com o impacto, os dois ocupantes da moto caíram e tiveram diversas lesões. O garupa teve ferimentos mais graves, inclusive fratura na perna direita. Os dois foram atendidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levados para o pronto-socorro da Santa Casa.
Ainda de acordo com os guardas, o garupa permaneceu internado e passaria por cirurgia, enquanto o condutor da moto foi liberado após ser medicado e apresentado no plantão policial.
Liberado
O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela liberação do investigado após o registro da ocorrência, levando em consideração que o crime de lesão corporal no contexto de trânsito, depende de representação, que não havia sido formalizada pelo garupa.
A autoridade também entendeu não haver indícios do crime previsto no artigo 308 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que prevê a prisão em flagrante caso a ação coloque em risco a incolumidade pública ou privada. Porém, um inquérito será instaurado para investigar o caso.
Apreendida
Após a realização de perícia, a moto foi recolhida pelo guincho e apreendida administrativamente. No boletim de ocorrência consta que empinar motocicleta em via pública – também conhecida popularmente como “dar grau” – configura infração de trânsito de natureza gravíssima, de competência da esfera administrativa, sancionável com multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
A viatura também ficou danificada com a colisão.