A Guarda Municipal de Araçatuba (SP) prendeu na madrugada desta sexta-feira (19), um homem de 35 anos, flagrado quando tentava furtar cabos da rede elétrica de um prédio pertencente ao município, na avenida dos Araçás. Já havia um mandado de prisão em aberto contra o investigado, que foi preso em flagrante por outro furto em maio deste ano.
No caso desta sexta-feira, equipe em patrulhamento notou que estava oscilando a iluminação do prédio que era ocupado pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), mas atualmente está desocupado.
Ainda de acordo com o que foi informado, a luz de emergência do imóvel foi acionada e ao verificar a área externa do prédio, o guarda notou que havia uma pessoa abrindo os quadros de energia. Em seguida, o acusado subiu no poste energia e cortou fios.
Fugiu
Um dos guardas surpreendeu o investigado quando ele ainda estava escalado no poste. Ele teria se rendido, mas ao descer, tentou fugir utilizando uma bicicleta que havia no local. Teve início o acompanhamento, o guarda conseguiu segurar a bicicleta e o acusado saiu correndo a pé.
Ele conseguiu percorrer alguns quarteirões e só foi detido por outra equipe que foi acionada para prestar apoio. O acusado foi identificado e trazia uma mochila com alguns metros de fios, um disjuntor, um canivete, uma faca e dois alicates.
Preso
Ao ser apresentado no plantão policial ele teve a prisão confirmada pelo delegado, que representou pela decretação da prisão preventiva, levando em consideração os antecedentes dele.
Foi constatado ainda que havia um mandado de prisão preventiva em aberto contra o acusado, que foi preso em maio por outro furto, foi beneficiado pela liberdade provisória, que foi revogada pelo descumprimento das medidas cautelares.
Após ser ouvido ele permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia e o prédio que foi alvo do furto passou por perícia.