O ex-vereador Valdecir Martins, 56 anos, mais conhecido como Sexta, foi preso pela Polícia Civil de Birigui (SP) no início da tarde de sexta-feira (12), ao ser flagrado com armas em munições em casa. Ele pagou fiança para responder em liberdade.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem, o ex-parlamentar foi investigado pelo crime de disparo de arma de fogo e ameaça e responde a processo. A Polícia Civil representou por um mandado de busca e apreensão.
Durante as buscas na casa dele, que fica no bairro Ivone Alves Palma, equipe chefiada pelo delegado Ícaro Oliveira Borges apreendeu garrucha calibre 320, um revólver calibre 22 e um revólver calibre 38.
Também havia duas pistolas de brinquedo, do tipo espoleta; uma pistola de airsoft e uma pistola de pressão; além de 111 munições de diversos calibres; 104 cápsulas deflagradas; um carregador; sete caixas e pacotes de chumbinho e esferas de plástico; sete coldres e uma capa para espingarda.
Preso
Segundo a polícia, o investigado não possui certificado de registro válido das armas, que serão encaminhadas junto com o acessórios e munições para perícia técnica.
Sexta foi encaminhado ao plantão policial e teve a prisão confirmada pelo delegado, que arbitrou fiança de R$ 1.520,00, valor correspondente a um salário mínimo. Como o dinheiro foi apresentado, ele foi posto em liberdade.
Porém, deve ser indiciado pelos crimes de posse de arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, em desacordo com determinação legal ou regulamentar.