PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Polícia

Ex-dono de canil é preso por maus-tratos a 4 cães em Araçatuba

Pit Bull não resistiu aos ferimentos e morreu; acusado também foi autuado pela Polícia Militar Ambiental em R$ 15 mil
Lázaro Jr.
13/12/2023 às 17h14
Havia vários ferimentos em um dos cães resgatados (Foto: Divulgação) Havia vários ferimentos em um dos cães resgatados (Foto: Divulgação)

Um autônomo de 38 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (13) em Araçatuba (SP), acusado de maus-tratos a animais. No imóvel que seria de responsabilidade dele, na rua Silva Jardim, foram recolhidos quatro cães. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

A ocorrência foi apresentada pela Polícia Militar, mas uma equipe da Polícia Militar Ambiental também esteve presente e autuou o investigado em R$ 15.000,00 por maus-tratos aos cães.

 

Segundo a polícia, por volta das 10h a equipe foi acionada a ir ao imóvel, onde encontrou funcionários do Centro de Zoonoses. Foi constatado que a casa está desabitada, mas havia quatro cães de porte médio para grande no imóvel.

 

Um deles, de pelagem marrom, foi visto no corredor lateral, bastante debilitado e com manchas de sangue pelo corpo, além de ferimentos. Os outros três estavam nas mesmas condições, porém, um, também de pelagem marrom, estava praticamente agonizando, não conseguia se levantar e com respiração fraca.

 

Cães de guarda

 

Ainda de acordo com os policiais, foi constatado que o proprietário dos animais os deixava nesse imóvel como cães de guarda. Ele esteve no local durante a ocorrência, alegou que já teve um canil e utiliza os cães, de propriedade dele, para cuidar de imóveis.

 

Segundo o que foi relatado, durante a entrevista o próprio investigado revelou que seria "reincidente" , pois teriam sido encontradas irregularidade durante outra fiscalização no local recentemente.

 

De acordo com a polícia, o imóvel onde foram encontrados os animais estava completamente sujo, com fezes por todos os lados, sangue e ausência de alimentação e água. Equipe do Centro de Zoonoses que acompanhou a vistoria e teria confirmado o estado de abuso aos animais. 

 

Preso

 

Os quatro cães foram recolhidos e após a conclusão da perícia o investigado foi apresentado no plantão policial. Durante o registro da ocorrência uma funcionária da Prefeitura esteve na delegacia e confirmou ter visitado o imóvel e as condições de maus-tratos aos animais.

 

Uma médica veterinária do Centro de Zoonoses também esteve no plantão policial, prestou depoimento e informou que um dos cães resgatados, da raça Pit Bull, não resistiu aos ferimentos e morreu de "hipotensão relacionada a hemorragia". O relatório veterinário foi apresentado para ser anexado ao inquérito.

 

Negou

 

Segundo a polícia, o investigado foi ouvido na presença de um advogado e ao prestar declarações, negou o abuso aos cães, mas assumiu a propriedade dos animais.

 

O delegado que presidiu a ocorrência decidiu pela manutenção da prisão, sem direito a fiança na fase policial, já que o crime, em caso de condenação, prevê até 5 anos de prisão. Após a término da ocorrência o investigado permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.