A Prefeitura de Araçatuba (SP) informou que uma equipe da Vigilância Sanitária foi designada para vistoriar o estabelecimento comercial que teria vendido bebida alcoólica à jovem de 18 anos, que foi internada na manhã desta quinta-feira (2) na Santa Casa, com suspeita de intoxicação por metanol.
A reportagem procurou a Prefeitura assim que tomou conhecimento do caso, divulgado pela assessoria de imprensa do hospital no início da tarde. Segundo o que foi informado pela administração municipal, a Vigilância foi comunicada logo após a internação e iniciou os procedimentos de apuração.
“O estabelecimento indicado pela vítima vai ser vistoriado”, informa a Prefeitura. Ainda de acordo com o que foi informado, esse estabelecimento fica na cidade, mas detalhes sobre a localização não serão divulgados pela Prefeitura em cumprimento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A reportagem também apurou que uma equipe da Polícia Civil acompanharia a vistoria no estabelecimento. Porém, por se tratar de um caso suspeito, a polícia também não disponibilizará informações sobre o local, para preservar o comércio e os responsáveis, caso as suspeitas não sejam confirmadas.
Gin
O que foi apurado pela reportagem é que essa paciente teria adquirido Gin em um depósito de bebidas na cidade e bebido na noite de quarta-feira (1). Ela teria acordado nesta quinta-feira sem nenhum sintoma, mas por volta das 8h, começou a passar mal e convulsionou.
A jovem foi atendida por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e deu entrada no pronto-socorro da Santa Casa em parada cardiorrespiratória, que foi revertida pela equipe de plantão, segundo o hospital.
Intoxicação
Após a reversão da parada, a paciente apresentou sintomas clássicos de intoxicação como convulsão e episódicos diarreicos. Foi solicitada realização de gasometria, exame de sangue que mede o oxigênio, o dióxido de carbono e o pH no sangue e, de acordo com o hospital, o resultado da análise apresentou índices sugestivos de intoxicação.
“Os médicos pediram novo exame para definição do teor de elementos químicos e o resultado determinará se a paciente precisará passar por sessões de diálise, procedimento que acelera a eliminação de químicos no organismo”, informa a nota distribuída à imprensa.
Investigação
A Santa Casa notificou o caso suspeito à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica do Município e encaminharia material coletado da paciente ao Instituto Adolf Lutz, para investigação sobre intoxicação por metanol. A jovem permanece em coma e o quadro clínico é considerado é estável.