Um jovem de 23 anos, que está trabalhando como entregador, sofreu um acidente de moto na noite de sábado (2), em Araçatuba (SP), ao se deparar com um fio solto quando passava pelo bairro Guanabara.
Ele procurou a polícia na manhã de domingo (4) e contou que realizava entregas no bairro. Quando passava no cruzamento da rua Padre Francisco Sersen com Albino Marinelli, deparou-se com o cabo que estava estendido da rede até o chão.
Pescoço
De acordo com ele, apesar de estar em velocidade compatível com a via, ao ser atingido no pescoço pelo fio, veio a perder o controle de direção da moto. Apesar disso, a vítima conseguiu saltar do veículo, que caiu no asfalto, sofrendo danos.
Ainda segundo o entregador, embora o capacete não tenha tocado o chão, ele também foi danificado pelo fio, que enroscou no acessório. O entregador informou à polícia que possui vídeos e imagens do local e do momento do acidente. O caso foi registrado como não criminal, mas as informações serão utilizadas para eventual ressarcimento pelos danos causados.
Lei
Em maio deste ano, a Câmara de Araçatuba aprovou projeto de lei do vereador Fernando Fabris (PL), que alterou lei municipal que dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes nos postes que sustentam redes de telefonia, televisão a cabo, internet e energia elétrica.
Com a alteração, está prevista multa de R$ 5 mil por poste em situação irregular, em caso de não atendimento à notificação. Para a aplicação das penalidades, são consideradas infrações a não identificação dos fios e cabos de sua propriedade, a não remoção dos fios e cabos em desuso, o não alinhamento ou organização dos fios e cabos em operação conforme as normas técnicas aplicáveis e o não atendimento às notificações da fiscalização municipal nos prazos estabelecidos.