Polícia

Derrite enaltece novo comandante da Polícia Militar da região de Araçatuba

Contou que conheceu o coronel Marcos Rogério Lemes ao participar da prisão de 12 acusados de integrar uma quadrilha que roubou um banco em Avanhandava, em 2011
Lázaro Jr.
12/08/2025 às 10h11
Derrite esteve em Araçatuba para cerimônia de troca e comando da PM (Foto: Lázaro Jr.) Derrite esteve em Araçatuba para cerimônia de troca e comando da PM (Foto: Lázaro Jr.)

O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite enalteceu o novo comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) de Araçatuba (SP), para o coronel Marcos Rogério Lemes. Ele esteve em Araçatuba na última quinta-feira (7) para a cerimônia de passagem do comando do CPI-10.

 

Durante o discurso, Derrite comentou que conheceu o novo comandante regional quando participou da prisão de integrantes de uma quadrilha que roubou um banco em Avanhandava, cidade vizinha a Penápolis, em 2011.

 

Na ocasião, dois policiais militares tiveram as armas roubadas e os bandidos levaram cerca de R$ 130 mil da agência bancária. Dezenove investigados tiveram as prisões decretadas após meses de investigação da Polícia Civil e as capturas contaram com apoio operacional da Polícia Militar.

 

Entre os presos, estava um policial militar que teria passado informações privilegiadas aos ladrões e o então secretário municipal de Transportes, que teria dado abrigo aos assaltantes.

 

Prisões

 

As prisões ocorreram em novembro do mesmo ano. “Ali eu conhecia o oficial Marcos Rogério, na época capitão e agora coronel”, disse Derrite, citando que na época o coronel Marcos Rogério era chefe da Inteligência da Polícia Militar de Araçatuba e ele era tenente no Batalhão de Choque em São Paulo.

 

“Eis que o chefe do Setor de Inteligência, depois de um longo trabalho de inteligência e investigação, conseguiu identificar os criminosos que realizaram aquele crime e eu então, alguns meses depois, comandante do Pelotão de Rota Vespertina, realizamos a prisão”, declarou.

 

Segundo o secretário, na época a 2ª Companhia de Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) realizou as prisões de 12 criminosos, que de acordo com ele, integravam a maior quadrilha de roubo a condomínios e assalto a caixa eletrônico do Estado de São Paulo.

 

Avanhandava

 

O caso de Avanhandava teve grande repercussão. Na ocasião, a base da Polícia Militar da cidade foi invadida, os policiais foram rendidos e tiveram as armas roubadas. A agência bancária assaltada ficava ao lado do posto policial e os ladrões roubaram cerca de R$ 130 mil.

 

Após meses de investigação, a Polícia Civil representou pela decretação da prisão de 19 pessoas, incluindo o então secretário municipal de Transportes de Avanhandava e um motorista da Prefeitura, acusado de esconder as armas e o carro utilizados no crime.

 

Também foi preso um policial militar de Promissão, que teria informado à quadrilha, detalhes do funcionamento do posto policial de Avanhandava. A investigação apontou ainda que os líderes do grupo que cometeu o assalto seriam pai e filho, que foram presos em Araçatuba. 

 

Valorização

 

Durante discurso, Derrite falou da importância da Polícia Militar valorizar a área operacional da corporação ao realizar as promoções de patente. De acordo com ele, saber o que esses policiais passam diariamente no atendimento das ocorrências reflete nos resultados expressivos de queda na criminalidade.

 

“Foi a menor taxa de roubos dos últimos 25 anos no Estado de São Paulo nesse primeiro semestre. Batemos o recorde da redução de homicídios em 2023 e 2024 e estamos batendo novamente o recorde em 2025; as maiores apreensões de drogas, de armas, captura de procurados”, afirmou.

 

O secretário afirmou ainda que não existe mais punição ao bom policial, o policial que trabalha. “Se existe, acontece à revelia do secretário de Segurança Pública e do comando da PM, pois a época de punir bons policiais acabou no Estado de São Paulo. O bom policial tem que ser enaltecido”, declarou. 

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.