Polícia

Clientes caem em golpe ao pagar conta da CPFL Paulista

Companhia divulgou nota informando sobre detalhes que diferenciam os atendimentos e serviços da empresa de abordagens fraudulentas
Lázaro Jr.
27/09/2023 às 16h33
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Pelo menos dois clientes da CPFL Paulista em Araçatuba (SP) procuraram a delegacia na terça-feira (26) para registrar boletim de ocorrência comunicando que foram vítimas de estelionato ao pagar a conta de energia para um site fraudulento. Nos dois casos, eles descobriram o crime ao ter o fornecimento interrompido por falta de pagamento.

 

Uma das vítimas mora na rua Baguaçu e contou que no dia 16 de agosto entrou no site para fazer o pagamento das faturas ao consumo dos meses 5, 6, 7 e 8. Segundo o morador, como de costume ele conferiu os dados e valores e efetuou o pagamento por meio de transferência por Pix.

 

Entretanto, para a surpresa da vítima, na terça-feira (26) foi interrompido o fornecimento de energia para a casa dela. Ao procurar o escritório da CPFL Paulista e apresentar o comprovante de pagamento, foi constatado o golpe, já que o beneficiário não foi a companhia.

 

Porto Real

 

O mesmo aconteceu com uma moradora no residencial Porto Real 2, que contou que no último dia 20 acessou o site para verificar o consumo referente ao mês 6. Ela fez o pagamento do boleto no valor de R$ 266,79, mas na terça-feira também teve a energia do imóvel cortada por atraso no pagamento.

 

Ao procurar o escritório da companhia a vítima também foi comunicada que havia caído no golpe do “falso boleto” e constatou que o pagamento feito anteriormente não havia sido direcionado à CPFL Paulista, mas sim outra empresa.

 

Golpe

 

A distribuidora de energia divulgou nota ainda na terça-feira para alertar os consumidores sobre o golpe que tem sido registrado. Segundo a CPFL Paulista, uma prática que tem se intensificado nos últimos tempos é a criação de sites falsos para pagamento de contas, que emitem boletos ou chaves/QR Codes para PIX.

 

“Esse tipo de página utiliza um sistema fraudulento para gerar códigos de pagamento que, na verdade, beneficiam os golpistas e não a distribuidora de energia”, informa a nota.

 

Prevenção

 

Uma dica importante da empresa para prevenir ser vítima de golpes desse gênero é ficar sempre atento para quem o pagamento está sendo enviado. Para isso, basta verificar se o nome e o CNPJ da empresa que irá receber o pagamento correspondem aos dados oficiais da própria concessionária, que podem ser encontrados na conta de energia. No caso da CPFL Paulista, é importante checar se o CNPJ identificado no documento é o 33.050.196/0001-88.

 

“Pequenos detalhes fazem muita diferença quando a questão é segurança. Queremos que nossos clientes tenham informações claras e objetivas, para que possam identificar abordagens fraudulentas”, explica o diretor comercial da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

 

Mais informações podem ser acessadas na seção Fato ou Fake, disponível no site.

 

A distribuidora também elenca algumas dicas simples, que podem garantir a segurança em situações duvidosas: 

 

•    Mesmo que funcionários ou prestadores de serviço, devidamente identificados, apresentem a Ordem de Serviço, se o cliente ainda estiver inseguro, não deve permitir o acesso ao medidor e nem apresentar qualquer documento. Ele deve entrar em contato com a distribuidora pelos canais de atendimento: site www.cpfl.com.br, aplicativo CPFL Energia, call center 0800 010 1010 (ligação gratuita), para comunicar a abordagem e verificar se o serviço foi realmente agendado, informando o número da Ordem de Serviço. 

 

•    Caso não seja possível realizar a confirmação no momento, a CPFL Paulista orienta o cliente a não permitir a execução do serviço, não assinar e tampouco entregar qualquer documento à equipe. 

 

•    Se os canais de atendimento informarem não existir tal Ordem de Serviço para o endereço daquela unidade consumidora e o cliente identificar, portanto, que se trata de golpe praticado por terceiros, a recomendação é fazer imediatamente o registro do boletim de ocorrência policial. 

 

•    Sempre que for emitir segunda via de conta, o cliente deve fazer o processo pelo site www.cpfl.com.br , aplicativo CPFL Energia, demais canais de atendimento digital ou diretamente nas agências de atendimento da distribuidora. Em sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta

 

•    Se o cliente receber a ligação de alguém, identificando-se como funcionário da CPFL, pode pedir que informe os dados cadastrais, já que é o titular da conta de luz, e os referentes à sua unidade consumidora, para confirmar a veracidade da ligação. Caso o suposto funcionário diga que não tem acesso ao sistema da distribuidora, o cliente deve desligar imediatamente. 

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.