Foi realizada na manhã desta quinta-feira (7), a cerimônia de passagem de comando do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), em Araçatuba (SP), para o coronel Marcos Rogério Lemes. O evento também marcou a inauguração da foto oficial da coronel Adriana Roledo Belluzzo, que deixou o posto, transferida para o CPI-8, de Presidente Prudente.
A cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, e demais autoridades.
Ao assumir o comando do policiamento militar dos 43 municípios da região, o coronel Marcos Rogério retorna às origens. Segundo a assessoria de imprensa da SSP (Secretaria de Segurança Pública), na década de 1980, ainda criança, ele já sabia que queria seguir os passos do pai e conquistar uma carreira de respeito na Polícia Militar.
E, depois de mais de 30 anos na corporação, e agora como coronel, ele volta para a cidade onde nasceu, cresceu e desenvolveu a admiração, o amor e o respeito pela polícia.
“Retornar para as minhas raízes renova meu fôlego para trabalhar em prol da segurança das pessoas da minha região. Hoje consigo colocar em prática toda a experiência que adquiri ao longo da carreira. É uma felicidade e uma satisfação imensurável”, informa em nota divulgada à imprensa.
Expectativas
O novo comandante explica que tem a expectativa de fazer com que os índices de criminalidade diminuam ainda mais nos próximos meses. Ele pretende alcançar esse objetivo utilizando ferramentas de inteligência do programa Muralha Paulista e uso de outras tecnologias como drones, tanto para repressão e prevenção de crimes, quanto para salvamento de pessoas.
Além disso, ele prevê uma integração ainda maior com unidades de policiamento especializado, como o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta) e Forças Táticas. “Não daremos espaço à criminalidade”, disse ao reafirmar o compromisso de atuar com base na lei e contra organizações criminosas.
Parabenizou
Derrite aproveitou o evento de passagem de comando para parabenizar a coronel Adriana por todos os feitos para a região e desejou boa sorte ao coronel Marcos Rogério. “A tropa pode ter certeza que será comandada por um grande líder. Tanto ele quanto a coronel Adriana têm uma característica em comum que é priorizar a área operacional da Polícia Militar. Só assim nós vamos manter a população segura, com estratégias táticas para combater a criminalidade e policiais nas ruas fazendo a prevenção”, disse.
Ele citou que conhece os dois comandantes há muitos anos, inclusive lembrou que esteve na re
O secretário também destacou o trabalho da polícia no enfrentamento aos criminosos que invadiram Araçatuba e roubaram dois bancos em agosto de 2021. E afirmou que a polícia está preparada para combater a criminalidade, mesmo estando com o efetivo abaixo do esperado.
Homenagem
O evento também foi marcado por homenagens à coronel Adriana Belluzzo, que esteve acompanhada de familiares e ganhou flores e uma placa comemorativa.
“Foi uma honra e uma alegria ter comandado o CPI-10, unidade que eu servi por quase 27 anos. Eu conheço a tropa, conheço a sociedade, as autoridades, fui sempre muito bem acolhida aqui, fiz o melhor que eu pude pela região na parte de segurança pública”, declarou à imprensa.
A solenidade foi encerrada com um desfile da tropa e dos veículos oficiais.