Polícia

Canil Municipal de Birigui recolhe 8 cães por suspeita de maus-tratos após mulher ser atacada por Pit bull

Vítima seria responsável por suposto canil clandestino; sofreu laceração em um dos braços e foi para atendimento de urgência
Lázaro Jr.
08/05/2025 às 17h20
Animais foram recolhidos pelo Canil Municipal para serem examinados (Foto: Divulgação) Animais foram recolhidos pelo Canil Municipal para serem examinados (Foto: Divulgação)

Oito cães foram recolhidos pelo Canil Municipal de Birigui (SP) em uma residência da cidade na manhã desta quarta-feira (8), após uma mulher de 48 anos sofrer laceração em um dos braços, em ataque feito por um dos cães da raça Pit bull que seria criado por ela.

 

A mãe dela, de 76 anos, ficou em estado de choque com o ataque e também foi levada para o pronto-socorro municipal, mas não havia informações sobre possíveis lesões externas sofridas por ela. 

 

O caso foi apresentado por guardas municipais, que foram acionados para prestar apoio para a equipe do Canil Municipal de Birigui, que teria identificado um possível canil clandestino, com a presença de animais em situação de maus-tratos. 

 

No local eles foram atendidos por uma agente de saneamento e pela diretora de Biossegurança e Veterinária, que relataram que as duas mulheres residiam no imóvel, sendo que a mais nova seria a responsável pelos animais.

 

Socorrida

 

Eles foram informados ainda que ela havia sido socorrida após ser atacada por um Pit bull e a mãe dela também havia sido levada para atendimento médico no pronto-socorro municipal. Na residência foram encontrados oito cães, sendo dois da raça Shih tzu; um Poodle toy; dois cães sem raça definida; e três Pit bull.

 

Os cães foram recolhidos para serem submetidos a exames no Canil Municipal, para elaboração de laudo veterinário que poderá apontar possível situação de maus-tratos. Na casa também havia um canário da terra sem anilha, o qual seria encaminhado para a Polícia Militar Ambiental. 

 

Vistoria

 

Após ser comunicada, equipe da Polícia Civil chefiada pelo delegado Eduardo Lima de Paula foi até à residência, para acompanhar a perícia. Durante os trabalhos foi constatado que havia fezes no quintal da casa, que estava com o interior desorganizado e com mau cheiro.

 

Segundo o que foi relatado, aparentemente alguns cômodos seriam utilizados para criar os animais, os quais foram devidamente fotografados pela equipe da perícia.

 

Investigação

 

A moradora na casa estava em atendimento médico e a polícia não conseguiu falar com ela para saber em que condições aconteceu o ataque. A informação passada à polícia é de que ela seria submetida aos socorros de urgência. 

 

Como a diretora de Biossegurança informou que os laudos dos exames a serem realizados nos animais seriam apresentados posteriormente, o delegado decidiu pelo registro da ocorrência para posterior continuidade das investigações através de inquérito policial.

 

Quando possível, as moradoras na casa serão intimadas a prestar declarações. Não foi informado pelo Canil Municipal qual o destino dos cães após serem examinados. E não há informações sobre o estado da saúde da mulher atacada e da mãe dela.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.