Um homem que não teve a identidade divulgada foi preso em flagrante pela Guarda Municipal na manhã desta segunda-feira (14), no bairro Lago Azul, em Araçatuba (SP), acusado de tráfico de drogas.
Mais tarde, foi decretada nova prisão em flagrante decretada, desta vez por posse ilegal de arma de fogo e possível receptação, após cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dele, em ação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Militar.
Segundo o que foi divulgado, o primeiro flagrante foi feito por guardas municipais que estavam em patrulhamento na área da lagoa do bairro Lago Azul. Eles viram o investigado com uma Honda Biz. Ao perceber a presença da viatura, ele teria desfeito de uma sacola que estava no bagageiro e tentado fugir, mas devido à dificuldade de locomoção, foi detido.
Drogas
Ainda de acordo com a Guarda Municipal, o acusado alegou que a sacola não era dele. Nela havia dois tijolos de pasta base de cocaína, somando aproximadamente 2 quilos, e dois tijolos de maconha, que somou cerca de 1 quilo.
Também havia R$ 48,00 em dinheiro e um celular, que foram apreendidos. O material e o acusado foram apresentados no plantão policial, ele teve a prisão confirmada pelo delegado que presidiu a ocorrência e permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia.
Mandado
Como já havia um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça contra o investigado, ao tomar conhecimento da prisão em flagrante, equipe da Dise/Deic (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes Divisão Especializada de Investigações Criminais) foi à casa dele.
Com apoio do Canil do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), foi dado cumprimento ao mandado e apreendido no imóvel, um revólver calibre 22, 35 munições, R$ 14.600,00 em dinheiro, televisores, barbeadores e cortadores de cabelo.
Havia ainda de fios de cobre, que normalmente são furtados por usuários de drogas e trocados por receptadores, além de joias, aparelhos eletrônicos, notebooks e celulares, segundo a Guarda Municipal.
Banca de venda
De acordo com a polícia, no local havia uma estrutura rudimentar de venda, composta por uma mesa, uma cadeira e um buraco com cano no muro, que seria utilizado para entregar entorpecentes aos usuários. Ainda de acordo com a polícia, esse mecanismo improvisado se caracteriza como um sistema conhecido como “delivery reverso”.
Após realização de perícia no local, os materiais foram recolhidos e apresentados no plantão policial, sendo registrado um segundo auto de prisão em flagrante, desta vez pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Investigação
Os aparelhos e demais objetos apreendidos que não tiverem a procedência comprovada estão à disposição de supostas vítimas de furto e roubo para possível reconhecimento.
“A ação reforça a atuação integrada das forças de segurança na repressão ao tráfico de drogas e à receptação de materiais de origem ilícita, contribuindo para a desarticulação de pontos de comércio ilegal em Araçatuba”, finaliza nota divulgada à imprensa pela Polícia Civil.