Pets

Saúde de Araçatuba inicia terceiro ciclo da campanha contra a leishmaniose

Nova etapa inclui troca de coleiras repelentes e coleta de sangue em cães já cadastrados
Da Redação
25/07/2025 às 11h17

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba iniciou neste mês o terceiro ciclo da campanha “Fora Leish”, com ações de prevenção contra a leishmaniose visceral. A nova etapa inclui a troca gratuita de coleiras repelentes e a coleta de sangue em cães já cadastrados no programa.

 

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o objetivo é alcançar, no mínimo, 90% dos 16 mil cães domiciliados nas áreas abrangidas pela campanha. As ações seguem nos bairros atendidos pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Umuarama 1 e 2, Turrini, TV, Planalto, São Vicente e Centro. No momento, os agentes estão atuando na região do Turrini com visitas casa a casa.

 

Balanço das etapas anteriores

 

No primeiro ciclo da campanha, entre junho e novembro de 2024, foram encoleirados 22.638 cães. A segunda fase teve início em dezembro do mesmo ano e foi encerrada em junho de 2025, totalizando 10.083 trocas de coleiras. Os dados finais dessa etapa ainda estão sendo consolidados.

 

Segundo Guilherme Santos, gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), cerca de 60% dos cães estimados no município já estão protegidos com o uso das coleiras repelentes. Ele classificou a campanha como um “grande sucesso”.

 

Parceria e impacto

 

Lançada em maio de 2024, a campanha Fora Leish tem duração prevista de quatro anos. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Araçatuba, Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo, Instituto Pasteur e Unesp (Universidade Estadual Paulista). As coleiras utilizadas contêm repelente que impede a picada do mosquito-palha, transmissor da doença.

 

Todos os cães com mais de 3 meses foram encoleirados. A cada seis meses, ocorre a substituição das coleiras e, em cães com mais de 6 meses, é feita a coleta de sangue para exames laboratoriais.

 

A leishmaniose visceral é uma doença grave, transmitida ao ser humano pela picada do mosquito-palha. Os sintomas incluem febre prolongada, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, anemia e redução da força muscular. Quando diagnosticada precocemente, a doença tem tratamento e cura.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.