Pets

Férias com os pets não deve ser momento de estresse

Ficar longe de alimentos nocivos é uma das dicas para curtir o fim de ano com o animal de estimação
Sérgio Dias
24/10/2023 às 09h51
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Estamos nos aproximando do fim do ano e, com a chegada de novembro, muitas escolas entram no último mês de aula, e as tão esperadas férias estão cada vez mais próximas. No entanto, para aqueles que têm um animal de estimação, este momento também traz preocupações. Durante as viagens, os pets podem ficar desconfortáveis, se machucar ou ficar estressados devido à agitação.

 

Na coluna dessa semana o Trio Agência de Notícias vai focar no quesito alimentação dos pets nas férias, afinal o fato de estar longe de casa e do médico-veterinário de confiança pode representar ainda mais preocupação para o tutor e toda sua família, pois ninguém quer que o pet sofra com alimentos inadequados.

 

Sabemos que problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, podem afetar gatos e cães durante todo o ano. No entanto, quando há estresse adicional, como a presença de muitas pessoas durante as férias e mais comida ao redor, incluindo alimentos que os humanos consomem mas que são tóxicos para os animais de estimação, o risco de distúrbios aumenta.

 

Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar os tutores a preservar o bem-estar e a saúde de seus pets, garantindo que eles fiquem confortáveis durante as férias:

  • Cuidado com objetos estranhos, pois os animais tendem a mastigar e ingerir coisas por curiosidade.
  • Não compartilhe alimentos com seu pet, mesmo que seja uma pequena porção. Nem tudo o que é bom para nós é seguro para eles. Além disso, algumas comidas podem causar problemas gastrointestinais e até serem tóxicas, como cebola, uva, alho, álcool, chocolate e doces.
  • Evite barulhos excessivos, pois eles causam grande desconforto aos animais. Cães e gatos têm audição sensível e podem ficar muito incomodados, podendo manifestar tremores, vocalizações e tentativas de fuga, o que pode resultar em acidentes. É melhor não deixar o animal sozinho nesses momentos.
  • Mantenha o pet em um local seguro e acolhedor. Durante a chegada e a saída, escolha um espaço tranquilo para que o animal se sinta seguro e evite ansiedade e fugas. Certifique-se de que os itens familiarizados do pet, como sua cama, tigela de água, comida e local para suas necessidades, estejam acessíveis.
  • Evite sujeiras que o animal possa engolir. Descarte qualquer lixo imediatamente para evitar que os pets engulam algo perigoso.
  • Se decidir deixar seu animal em um hotel, escolha um estabelecimento recomendado, com boas avaliações, e que ofereça todos os cuidados necessários para garantir o bem-estar do animal.
  • No caso dos gatos, é melhor deixá-los em casa do que levá-los em viagens. Eles são territorialistas e se sentem mais seguros em seu ambiente habitual. Você pode pedir a alguém de confiança para cuidar deles ou contratar um pet sitter especializado.
  • Se estiver planejando viajar de avião ou ônibus com seu pet, verifique todas as regras, documentação e requisitos para o transporte do animal. Além disso, assegure-se de que o lugar onde você ficará hospedado seja pet-friendly.
  • Se estiver viajando de carro, leve seu animal para passear antes da viagem para que ele possa fazer suas necessidades. Não alimente o pet antes ou durante a viagem, pois eles podem ficar enjoados. Não permita que o animal coloque a cabeça para fora da janela para evitar ferimentos por impacto com insetos ou pedras. É crucial não deixar o pet solto no carro; use uma caixa de transporte adequada ou um cinto de segurança específico.
  • Mantenha sempre à mão o contato do veterinário do seu animal de estimação. Se você notar qualquer comportamento ou reação estranha, não hesite em contatá-lo.
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.