Pets

De olho na saúde dos pets: a alimentação como aliada no tratamento de doenças cardíacas

Nutrição especializada desempenha papel crucial no bem-estar de pets com doenças cardíacas.
Da Redação
14/09/2023 às 19h30
Foto: Divulgação/ROYAL CANIN® Foto: Divulgação/ROYAL CANIN®

As doenças cardíacas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade em cães e gatos. De acordo com as diretrizes para o diagnóstico e tratamento de valvulopatia crônica canina de 2009, estima-se que 10% dos cães sofram de alguma forma de doença cardíaca.

 

A doença mixomatosa da valva mitral, também conhecida como endocardiose, é a doença cardíaca mais comum em cães de pequeno porte. Já em cães de grande porte, a cardiomiopatia dilatada é a mais recorrente. A Médica-Veterinária e Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Priscila Rizelo, afirma que ambas as doenças têm uma forte predisposição genética, especialmente em algumas raças, e sua ocorrência aumenta em cães maduros e idosos. "Essas condições podem sobrecarregar o sistema cardiovascular e acentuar os sintomas da doença, requerendo cuidados específicos. A intervenção do Médico-Veterinário desempenha um papel crucial. Além das opções de tratamento, adaptações no estilo de vida, nutrição especializada e cuidados diários podem ser recomendados para garantir o bem-estar do pet", explica.

 

Entre essas recomendações, destaca-se a importância da nutrição, que desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde dos pets ao longo da vida. No caso de doenças degenerativas, uma dieta nutricional adequada pode contribuir para a longevidade e melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação. Para animais diagnosticados com problemas cardíacos, a prescrição de um alimento especializado pode ocorrer no estágio mais avançado da doença, conhecido como insuficiência cardíaca, e deve ser feita pelo profissional para oferecer suporte à função cardíaca.

 

"Embora a restrição de sódio seja a adequação nutricional mais conhecida para os estágios mais avançados da doença, fornecer níveis adequados de nutrientes como taurina e L-carnitina contribui para a manutenção da saúde do músculo cardíaco", acrescenta a Médica-Veterinária.

 

Os tutores são incentivados a colaborar com os Médicos-Veterinários para garantir o monitoramento regular da saúde cardiovascular de seus animais de estimação e adotar medidas preventivas quando necessário.

 

Nutrição especializada para pets com insuficiência cardíaca

 

Alimentos formulados especificamente para cães com insuficiência cardíaca são essenciais em certos casos, pois fornecem os nutrientes necessários para apoiar a função cardíaca, como taurina e L-carnitina, bem como ácidos graxos ômega-3 para gerenciar a inflamação e uma alta concentração de calorias para combater a perda de peso progressiva. Esses alimentos também ajudam a manter uma ingestão adequada de alimentos para melhorar a qualidade de vida e evitar o excesso de sódio.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.