Opinião

Juninão - uma festa que pegou

"O ex-prefeito da cidade, por exemplo, precisa se pôr em seu lugar: fui. E o atual não deve ficar só lembrando dos defeitos do anterior: os pepinos agora são seus, se vira"
Da Redação
25/06/2025 às 14h45
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Por Hélio Consolaro*

 

Há uma frase no Rotary, quando há treinamentos para os presidentes eleitos, que diz: o maior inimigo do presidente de clube entrante é o sainte. Isso não acontece só lá, é um mal da humanidade. O ex-prefeito da cidade, por exemplo, precisa se pôr em seu lugar: fui. E o atual não deve ficar só lembrando dos defeitos do anterior: os pepinos agora são seus, se vira.

 

Assim está acontecendo com o Juninão em Araçatuba - festa junina inventada pelo ex-prefeito Dilador (sem partido). O atual, Lucas Zanatta (PL), vai continuar com a festa, mas mudou o seu formato. Não vai ser mais na praça Rui Barbosa.

 

PROGRAMAÇÃO DO JUNINÃO 2025

 

 08/06 – Domingo no museu (9h às 11h)

 14/06 – Bairro São José (16h às 19h)

 01/06 –Tarde encantada (16h às 18h)

 27/06 – Sexta no Tom (19h às 22h)

28/06 – Festa junina na fazenda (16h30 às 22h)

29/06 – Bairro Alvorada (16h às 19h)

 

Na administração do Dilador, a festa Juninão começou pequena, foi ao encontro do gosto popular ano a ano, mas a última versão se tornou um grande show no mesmo lugar: praça Rui Barbosa. Na época, fui contra ser na praça central, era um pequeno lugar para um grande público. O lugar foi pisoteado pela multidão.   

 

Lucas Zanatta descentralizou a festa, tendo como sede outros lugares, dando oportunidade dos bairros participarem. A turma do Dilador arrepiou e caiu de pau na Vanessa Manarelli (secretária de Cultura) e no prefeito. 

 

Outro dia eu disse para um seguidor do ex-prefeito: ambos são políticos de direita, mas o Dilador é um grande centralizador, só ele mandava, e o Zanatta descentraliza as decisões. Para o ex-prefeito Araçatuba só existe no centro. 

 

Juninão pegou. Pode ser feita de uma só vez no recinto. Foi uma marca da administração Dilador, só mudou o formato. O povo quis Lucas Zanatta, deixou Borella (PSC) em terceiro lugar. Conformem-se ex-prefeito e seus seguidores.

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro das academias de letras de Araçatuba, Andradina, Penápolis e Itaperuna

 

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.