*Por Eder Castanheiro
A transformação digital impacta profundamente empresas de todos os setores, evidenciando a fundamental importância da conectividade empresarial. Em termos simples, isso envolve investir na interligação de sistemas, dispositivos e pessoas, criando um ambiente moderno, seguro e eficiente para otimizar os fluxos organizacionais. No entanto, o desafio central está no modo de implementar esse processo de maneira eficaz.
Para se manterem competitivas, empresas de todos os setores precisam acompanhar as demandas em constante evolução dos consumidores. À medida que eles buscam soluções cada vez mais rápidas e convenientes, também esperam que as companhias operem com a mesma velocidade e eficiência.
Observar e compreender o comportamento do usuário, que está sujeito a mudanças rápidas, requer conectividade empresarial. Isso vai além do simples uso de tecnologia e envolve a integração de pessoas e interações sociais para compreender as necessidades e demandas dos clientes, criando valor para eles.
Nesse contexto, o conceito de cultura orientada por dados, conhecida como Data-Driven, é fundamental. Significa tomar decisões com base em dados concretos sobre as necessidades dos clientes, em vez de depender de suposições.
Além de usar softwares para o tratamento de dados, as empresas, de forma geral, precisam contar com equipes capacitadas. Afinal, é necessário interpretá-los e transformá-los em soluções significativas. Portanto, a conectividade empresarial não se limita à automação, integração e uso de tecnologias, mas também inclui o fator humano como elemento central no planejamento e nas ações organizacionais.
Quando se trata de conectividade empresarial, é necessário mencionar que a segurança é uma prioridade absoluta. Como a conectividade envolve o manuseio de dados, é essencial contar com dispositivos de alta qualidade que respeitem a privacidade das partes envolvidas. Isso não apenas afeta a imagem da empresa, mas também está em conformidade com as regulamentações de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Dada esta situação, é preciso analisar alguns dados importantes. Estudo do DataReportal mostrou que 71% dos brasileiros estão conectados à internet, sendo que a grande maioria acessa a internet por dispositivos móveis. Na prática, isso significa que os consumidores têm acesso constante à rede.
Para as empresas que ainda não se estabeleceram digitalmente, isso representa um desafio. Além disso, uma empresa que não adotou a conectividade na sua rotina interna dificulta a introdução de inovações na gestão dos fluxos de trabalho.
Em termos gerais, a aplicação do conceito de conectividade empresarial requer uma postura aberta à inovação. O fornecedor de internet tem por missão ir além da entrega da conectividade pura. O fornecedor ideal é aquele que faz o diagnóstico detalhado, identifica as áreas que precisam ser otimizadas, desenvolve e entrega a solução de conectividade ideal para tal situação.
Também devem automatizar processos com o uso de softwares de gestão empresarial para coletar dados e gerar relatórios de desempenho, assim como integrar sistemas para facilitar a comunicação e o acesso a informações relevantes em tempo real.
Outra ação importante é a capacitação da equipe para usar efetivamente as ferramentas tecnológicas implementadas. Além disso, é imprescindível monitorar constantemente os resultados por meio de relatórios de desempenho para identificar áreas de melhoria e tomar decisões baseadas em dados.
Investir em conectividade empresarial é essencial para oferecer soluções ágeis, eficientes e alinhadas com as demandas dos clientes. Trata-se de uma etapa crucial na jornada rumo à transformação digital, que se tornou obrigatória para as empresas que buscam prosperar no cenário atual.
*Eder Castanheiro é especialista e empresário do setor de TI e Telecom
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