PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Justiça & Cidadania

Programa Cidadania Presente! faz mais de mil atendimentos em Araçatuba

Ação da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania ofereceu vários serviços gratuitos à população na praça Rui Barbosa
Da Redação
09/10/2023 às 19h24
Ação aconteceu em estrutura disponibilizada na praça Rui Barbosa (Foto: Divulgação) Ação aconteceu em estrutura disponibilizada na praça Rui Barbosa (Foto: Divulgação)

A segunda edição do Cidadania Presente!, iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, que levou diversos serviços gratuitos à população de Araçatuba (SP), realizou 1.041 atendimentos ao público entre a manhã de quinta-feira (5) e o final da tarde de sábado (7) na estrutura montada na praça Rui Barbosa, com apoio da Prefeitura.

 

O ônibus do Cidadania Itinerante fez 792 atendimentos entre orientações, 2ª via de documentos (RG, CPF, CNH e certidões), consulta Serasa, 2ª via de contas, certidão eleitoral (TSE), currículos. O Procon móvel fez 104 orientações, o IPEM prestou 55 atendimentos e o IMESC atendeu 10.

 

Além destes órgãos da Secretaria da Justiça e Cidadania, os parceiros da ação também contribuíram com os atendimentos. A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) fez 50 atendimentos e o programa Trabalho Inclusivo da Prefeitura de Araçatuba, 15. A empresa de água e saneamento GS Inima Samar fez 15 atendimentos, completando a lista de ações realizadas.

 

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, que participou pessoalmente da ação em Araçatuba, o programa Cidadania Presente encurta a distância e facilita o acesso das pessoas a serviços essenciais para o exercício da cidadania. “Nós temos dois objetivos nesta ação, facilitar o acesso aos programas da Pasta e mostrar ao cidadão como é o trabalho do Procon, do IPEM e do IMESC, que é muito importante para a proteção de direitos e construção da cidadania”, disse Fabio Prieto.

 

Junto com o  secretário-executivo da Pasta, Raul Christiano, o secretário participou de reunião com os prefeitos da Área Administrativa de Araçatuba. O secretário explica que além dos serviços e atendimento, a iniciativa envolve a presença institucional da Pasta na região.

 

Ações das vinculadas

O Procon de São Paulo também deslocou sua unidade móvel para orientar a população sobre seus direitos nas relações de consumo. Uma equipe do IPEM explicou a importância da medição e avaliação da qualidade dos produtos e serviços. Já o IMESC fez inscrições para os programas “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, que faz perícias e emite o laudo detalhado para a inclusão das pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho.

 

A Prefeitura de Araçatuba participou ativamente levando o balcão municipal do emprego e o polo inclusivo para PcD ao evento, além de auxiliar a equipe do Procon nos atendimentos. A CDHU, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, esteve presente oferecendo a revisão de prestações, renegociação de contratos de quitação e regularização financeira do programa habitacional do estado.

 

Nos próximos meses, as cidades de Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas serão contempladas com a iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania, que vai alcançar todas as regiões do Estado.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.