Esporte

Professor de Araçatuba é graduado pela Confederação Brasileira de Judô

Edson de Freitas recebeu a Faixa Kodasha durante o Encontro Nacional de Judô, realizado em Pindamonhangaba
Da Redação
24/08/2023 às 09h55

O professor Edson de Freitas, de Araçatuba (SP), foi graduado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), recebendo a Faixa Kodasha (vermelha e branca), durante o Encontro Nacional de Judô, realizado em Pindamonhangaba, nos dias 16 e 17 deste mês.

 

Ele, que é Faixa Preta de judô desde 1990, também é Faixa Preta de Jiu-Jitsu pela FPJJ (Federação Paulista de Jiu-Jitsu), pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).

 

Edson, que informa ser atualmente o professor mais graduado no judô na ativa em Araçatuba, explica que na graduação da arte marcial, além das faixas coloridas, existe as divisões da Faixa Preta, que são Faixa Preta 1°dan, 2°dan, 3°dan, 4°dan e 5° dan. “Todas necessitam de carência de vários anos para passar por essas graduações”, informa.

 

Ainda de acordo com ele, a Faixa Kodasha, conhecida como Faixa Coral, é considerada um título de alta graduação específica do judô, criada pelo Instituto Kodokan, do Japão, a primeira escola de judô criada pelo fundador do judô, professor Jigoro Kano.

 

“Ela deve ser outorgada àqueles que se empenham no aprendizado, na prática contínua, na demonstração e eficiência técnica e à devida dedicação no ensino, no estudo e na pesquisa do judô”, explica o professor, acrescentando que para a graduação, os currículos dos candidatos são analisados por uma Comissão Nacional de Graduação.

 

Evento

 

Segundo a CBJ, as principais lideranças do judô brasileiro e os grandes mestres do caminho suave reuniram-se no Encontro Nacional de Judô, realizado em Pindamonhangaba. O evento aconteceu no auditório da UniFunvic, com a presença de aproximadamente 500 pessoas, entre autoridades, judocas e familiares.

 

Ao todo, 70 Kodanshas foram graduados pela Confederação Brasileira de Judô, dos quais nove foram promovidos ao 8º Dan e 39 ao 6º Dan, ou seja, 39 novos kodanshas no Brasil.

 

Foto: Divulgação

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.