Acontece neste final de semana em Penápolis (SP), 3ª Maratona Franciscana de MTB (Moutain Bike), evento que deve reunir ciclistas de dezenas de cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O evento marca as comemorações do padoreiro São Francisco de Assis, comemorado neste sábado (4). A prova é dividida nas categorias de atletas, Pro e Sport.
Promovida pelo Lokos do Pedal em parceria com a Prefeitura de Penápolis, a competição acontece no trajeto da Rota Franciscana, caminho turístico de 205 quilômetros, que percorre zona rural e urbana, passando por cinco cidades da região.
Largarda
A categoria Pro larga às 14h de sábado (4), na frente ao Santuário Nacional de São Francisco de Assis, no centro de Penápolis. A primeira parte da Rota vai até o bairro rural Barra Bonita, onde os participantes passam a noite. A competição pela categoria Pro será retomada às 7h30 de domingo (5).
No mesmo horário, tem início a categoria Sport, nas qual os participantes percorreram somente a segunda parte da Rota Franciscana. A chegada será na frente da capela São Pedro, no bairro Jardim Alphavile, em Penápolis.
A previsão é de que os atletas que largarem às 7h30 na Barra Bonita para percorrer os últimos 108 quilômetros da Rota comecem a passar pela linha de chegada por volta das 10h. A população é convidada a prestigiar os ciclistas que desafiam distâncias tão longas.
Realização
A Maratona Franciscana de Ciclismo é realizada em conjunto com a Associação Amigos de São Francisco, mantenedora da rota. O objetivo é divulgar o caminho turístico para mais pessoas e cidades. “Queremos que a Rota Franciscana, com todo seu apelo histórico e turístico, se efetive e vire tradição”, destaca Lucas Araújo dos Santos, representante da Associação e dos Lokos do Pedal.
Qualquer pessoa, a pé, de bicicleta, carro, moto, a cavalo ou outro meio, pode fazer a Rota Franciscana a qualquer momento. O trajeto é autoguiável e passa por mais de 20 capelas rurais de Penápolis, Avanhandava, Alto Alegre, Braúna, Glicério e Barbosa.
Completando 3 anos de fundação, a rota já recebeu a visita de representantes de mais de 50 cidades. Basta acessar o site www.rotafranciscanaoficial.com.br e se informar sobre credenciais, certificados e parceiros.
Encerramento
Para os competidores e apreciadores do ciclismo, ainda está programado um desafio individual para o dia 9 de novembro em Braúna, encerrando o calendário de competições. O evento também terá a categoria turismo, destinada a quem deseja fazer um passeio em um trajeto mais curto.
Recentemente os Lokos do Pedal promoveram no bairro rural Galinari, em Penápolis, com apoio da iniciativa privada, o 7º Desafio MTB de Duplas, com a participaçao de 250 ciclistas de quase 60 cidades.