O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), sancionou na segunda-feira (7), a lei que amplia o programa Auxílio Atleta, a partir do próximo ano, estendendo o pagamento das atuais 10 para 12 parcelas.
Outra mudança, que já entra em vigor neste ano, é a ampliação do número de atletas atendidos, que passará de 131 para 155 beneficiados. Para isso, o investimento mensal passará de R$ 52 mil para R$ 71 mil.
De acordo com a Prefeitura, o Auxílio Atleta é definido por meio de critérios técnicos e sociais, avaliados por um conselho deliberativo. A seleção considera o desempenho em competições e também o contexto social de cada atleta, assegurando uma análise equilibrada e justa.
Ao assinar a lei, Zanatta explicou que a proposta de ampliar de 10 para 12 meses o pagamento do auxílio foi apresentada por ele na Câmara, no segundo mandato de vereador, em 2024, porém, foi rejeitada.
Aprovada
Agora, como prefeito, ele apresentou novamente o projeto, que foi aprovado. “Assino com orgulho essa lei, aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal, que garante auxílio de 12 meses para nossos atletas”, informa em nota.
Ainda de acordo com ele, esse era um desejo de muitos atletas, comprometidos em recolocar Araçatuba no mais alto patamar esportivo. “Essa lei amplia o apoio para mais 24 atletas, reforçando nosso compromisso de investir no esporte e consolidar Araçatuba como uma cidade reconhecida pelo esporte”, complementa.
Valorização
O secretário municipal de Esporte Lazer e Recreação, Mauro Yamanoi, participou do ato de assinatura da lei, que foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial. Para ele, com mais estrutura, apoio e valorização, Araçatuba avança na construção de um esporte mais inclusivo, competitivo e inspirador para toda a comunidade.
O secretário comenta ainda que a lei garante melhores condições para que os atletas de alto rendimento mantenham o competitivo e impacta diretamente os participantes dos projetos sociais da cidade.
“Crianças e adolescentes veem nesses atletas um exemplo e o benefício oferece uma perspectiva concreta de crescimento dentro do esporte. Isso fortalece o comprometimento, o foco e o interesse pela excelência entre os jovens que passam a se esforçar para alcançarem o nível necessário e, assim, serem contemplados pelo auxílio", explica.