PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Esporte

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris inspiram a programação do Sesc Verão 2024

Com o tema “Se joga no esporte!”, a 29ª edição ocorre a partir de 06 de janeiro, com atividades gratuitas para os públicos de todas as idades
Da Redação
04/01/2024 às 15h33
Em Birigui haverá curso de Beach Tennis com Adriano Camargo (Foto: Divulgação) Em Birigui haverá curso de Beach Tennis com Adriano Camargo (Foto: Divulgação)


Um dos mais tradicionais projetos do Sesc São Paulo para o incentivo à prática regular de atividades físicas e a um estilo de vida mais ativo, o Sesc Verão chega em 2024 à sua 29ª edição, neste ano trazendo como tema “Se joga no esporte!” . Entre os dias 6 de janeiro e 18 de fevereiro, o público de todas as faixas etárias terá à disposição uma programação gratuita e diversificada em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, incluindo Birigui.

Para este ano, o projeto tem como inspiração dois importantes pilares para nortear as mais de 1 mil atividades que compõem a programação: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 e a Pedagogia do Esporte - metodologia aplicada nos programas esportivos do Sesc SP, que utiliza o jogo como ferramenta de ensino.

Seguindo esta proposta, a programação buscará transcender a simples exposição de modalidades esportivas, concentrando-se em processos e princípios pedagógicos que consideram diversos fatores, como as características das pessoas envolvidas, os cenários esportivos, a diversidade de modalidades e do público, além dos contextos socioculturais e os significados atribuídos ao esporte.

 

A ideia é levar um grande público a experimentar diversas atividades físico-esportivas, buscando a permanência dessas pessoas de forma a incorporá-las no seu cotidiano.

 

Tipos de Jogos

 

Para atingir este objetivo, cada unidade do Sesc oferecerá uma programação temática, norteada por um tipo diferente de jogo. Desta maneira, o público terá a oportunidade de conhecer de perto e praticar diversos esportes, escolhendo a unidade de acordo com as modalidades com que mais se identifique, dentro das opções: Jogos de Invasão, Jogos de Expressão, Jogos de Lutas, Jogos de Marca e Jogos de Rebater.

 

“O Sesc Verão é, tradicionalmente, o evento institucional que marca o início das atividades a cada novo ano nas unidades do Sesc SP. Isso porque as circunstâncias propícias – clima quente e as férias profissionais e escolares – possibilitam que pessoas e famílias inteiras se permitam sensibilizar e se aproximar das propostas desenvolvidas no âmbito do lazer, das práticas esportivas e das questões socioculturais intrínsecas a esses campos”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclécio Massaro Galina.

 

Ele conclui, ressaltando que “trata-se de promover oportunidades de encontros e (re)descobertas, assim como, experenciar novas práticas por meio de diversas programações, buscando difundir o esporte e a atividade física no cotidiano das pessoas como elementos benéficos para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação dos repertórios socioculturais”.

 

Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP, reforça a inspiração nos jogos olímpicos para o desenvolvimento da programação diversificada do Sesc Verão 2024. “Nesta edição, sublinhamos as metodologias de ensino do esporte aplicadas pelos educadores do Sesc, fundamentadas no acolhimento, na pedagogia esportiva e no acesso à prática para todas as pessoas. O objetivo é fazer com que os participantes se encantem por uma ou mais modalidades e, a partir daí, possam literalmente se jogar no esporte ao longo de todo ano”, diz a gestora.

 

A programação oferecerá nas 42 unidades do Sesc no Estado, em espaços públicos e estações de Metrô (capital paulista), uma variedade de experiências, aulas abertas, instalações, festivais, apresentações e recreações esportivas, sempre como um momento propício para encontros, proporcionando oportunidades para as pessoas se conectarem, se envolverem e escolherem quais esportes desejam explorar e praticar.

 

Para a 29ª edição, a programação do Sesc Verão estará dividida entre os seguintes jogos:

 

Jogos de Invasão – Esportes em que a equipe deve defender seu campo e buscar invadir e pontuar no campo adversário, como basquete e basquete em cadeira de rodas.

 

Jogos de Expressão – Esportes que possuem sincronicidade e dificuldades na execução do movimento, como as ginásticas, skate, nado artístico, breaking.

 

Jogos de Lutas - Esportes com caraterísticas de confronto individuais, ou seja, que possuem contato competitivo entre duas pessoas, como judô, taekwondo, esgrima, esgrima em cadeira de rodas e boxe.

 

Jogos de Marca - Modalidades que possuem uma marca a ser alcançada como, por exemplo, o melhor tempo, a melhor distância, maior altura ou maior peso. Dentre elas estão atletismo, pentatlo, natação, ciclismo, paraciclismo, entre outras.

 

Jogos de Rebater - Modalidades em que um objeto é lançado para o lado adversário, com uma rede entre os campos. Dentre os exemplos estão voleibol, vôlei sentado, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e badminton.

 

Confira a Programação do Sesc Verão em Birigui

 

VIVÊNCIA
Ginástica nas alturas

Com equipe de monitoria
Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades de circo que são acrobáticas e praticadas nas alturas. Teremos a lira, trapézio, tecido e o andaime.
De 16 a 21/1. Terça a domingo, 14h às 18h
Gramado das Palmeiras
A partir de 6 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Treinão GMF

Com educadores do Sesc
Treino aberto coletivo para o condicionamento físico geral, com estímulo para as capacidades físicas, como resistência cardiorrespiratória, força, equilíbrio, estabilidade do core, flexibilidade, velocidade e agilidade, baseado no programa GMF (Ginástica Multifuncional).
Domingos, das 10h às 11h
Sala de Ginástica Multifuncional
A partir de 12 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Treino aberto de Tênis de Mesa

Com Educadores do Sesc
Esta atividade esportiva oferece a oportunidade para jogadores de diferentes níveis se reunirem e praticarem juntos. Além de proporcionar uma oportunidade para melhoria de habilidades e técnicas, os treinos abertos também são uma ótima maneira de conhecer outros jogadores e socializar com entusiastas do tênis de mesa.
De 3 a 26/1. Quartas e sextas, 15h30 às 17h
Sala Múltiplo Uso 3
A partir de 12 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Treino coletivo GMF

Com Educadores do Sesc
Treino em grupo para o desenvolvimento do condicionamento físico geral com base no Programa de Ginástica Multifuncional do Sesc. Os treinos coletivos são planejados e progressivos.
De 3 a 26/1. Quartas e sextas, 16h às 16h50
Sala de Ginástica Multifuncional
A partir de 12 anos
Grátis - Senhas 30 minutos antes.

 

AULA ABERTA
Rope skipping: Treino com corda

Com Daiane Fernandez, educadora do Sesc
Nesta aula, o público desenvolve habilidades com a corda, saltando de formas diversas, estimulando a coordenação motora e condicionamento físico com essa modalidade.
De 3 a 31/1. Quartas, 18h30 às 19h20
Sala Múltiplo Uso 3
A partir de 12 anos
Grátis - Senhas 30 minutos antes.

 

VIVÊNCIA
Bolha aquática

Com Jacaré Ki Pira
Nesta ação, os participantes são desafiados a se manter em pé dentro da bolha inflável, que flutua e desliza sobre a superfície da água, oportunidade para testar seu equilíbrio e coordenação motora. Necessário credencial Sesc e exame dermatológico válido.
De 5 a 7/1
Sexta, 15h às 20h
Sábado e domingo, 15h às 18h
Conjunto Aquático
A partir de 8 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Treino aberto Vôlei de Praia

Com Jéssica Nunes, treinadora de vôlei de praia
Nesta atividade, os jogadores e jogadoras serão divididos em duplas ou trios para realizarem os exercícios e desenvolverem fundamentos da modalidade como saque, defesa e ataque. O treino aberto permite testar e aprender diferentes estratégias e táticas de jogo.
De 6 a 30/1
Terças, 18h30 às 20h
Sábados, 10h às 12h
Quadra de Areia. A partir de 16 anos. Grátis

 

VIVÊNCIA
Brincante

Com educadores Sesc
Brincante é um espaço voltado às crianças de 3 a 6 anos acompanhados de seus responsáveis para interagirem a partir de brincadeiras e jogos de faz-de-conta, incentivando o aprendizado de diversas habilidades esportivas, explorando diferentes objetos, espaços e a imaginação das crianças.
De 6/1 a 4/2. Sábados e domingos, 14h às 16h
Sala Múltiplo Uso 3
De 3 a 6 anos
Grátis - Sem retirada de ingressos.

 

AULA ABERTA
No ritmo do verão

Com Daiane Fernandez e André Vieira
Os participantes vivenciam diversos ritmos que tem tudo a ver com o verão, como axé, forró eletrônico, funk, entre outros. A aula proporciona o desenvolvimento físico de forma divertida e prazerosa.
De 6/1 a 8/2.
Sábados, 14h às 15h - Área de Convivência
Terças e quintas, 19h às 19h45 - Sala Múltiplo Uso 1 e 2
A partir de 12 anos
Grátis - Limitado à capacidade do local

 

AULA ABERTA
Treino aberto de Beach Tennis

Com Flávia Miron, treinadora de Beach tennis
A aula aberta é voltada para jogadores de todos os níveis que desejam aprimorar suas habilidades e técnicas na modalidade. Durante o treino, serão realizados exercícios com foco no aperfeiçoamento do saque, voleio, smash, movimentação, posicionamento em quadra e estratégias de jogo.
De 7 a 28/1. Domingos, 10h às 12h
Quadra de Areia
A partir de 16 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Yoga: os aspectos básicos dos chackras

Com Denise Kuriyama
Com o objetivo de ganhar habilidade para direcionar com consciência a energia vital (prana), cada semana será abordado um chackra diferente, onde adentraremos em suas profundezas através de posturas, respirações, meditação, repetição de sons especiais (bija mantras) e mantras.
De 7 a 28/1. Domingos, 10h às 11h
Área de Convivência
A partir de 12 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Treino aberto de Biribol

Com a orientação dos educadores, os participantes praticam os fundamentos da modalidade a partir de dinâmicas voltadas para grupos mistos e vivenciam o jogo nas categorias feminina e masculina. No final do mês, um torneio masculino e feminino encerra o ciclo de treinos.
Necessário credencial Sesc e exame dermatológico válido.
Crianças e jovens até 15 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a
realização do exame.
De 7/1 a 11/2. Domingos, 14h às 15h30
Conjunto Aquático
A partir de 12 anos
Grátis

 

BATE-PAPO
Tênis de mesa com Luca Kumahara

Atleta de tênis de mesa
Neste bate-papo seguido de clínica esportiva, o atleta Luca Kumahara, o primeiro homem transgênero a competir profissionalmente no tênis de mesa, fala um pouco sobre sua trajetória na modalidade e conduz uma aula prática junto ao público.
Dia 7/1. Domingo, 15h às 18h
Área de Convivência
A partir de 12 anos
Grátis

 

VIVÊNCIA
Air track e mini trampolim

Utilizando uma pista inflável o público vivencia experiências de salto e acrobacias de forma divertida e cheia de desafios.
De 9 a 14/1. Terça a domingo, 14h às 18h
Quadra poliesportiva
A partir de 6 anos
Grátis

 

VIVÊNCIA
Jogos refrescantes e outras brincadeiras

Com Glauber da Costa, educador do Sesc
Com a mediação do educador, as crianças participam de jogos que envolvem água, utilizando bexigas com água, copos ou baldes, para se divertir e refrescar. Além desses jogos, as crianças vivenciam também brincadeiras populares como pega-pega, queimada, entre outras. A criança deve trazer uma troca de roupa extra.
De 9/1 a 1/2. Terças e quintas, 16h às 17h30
Campo Soçaite
Recomendado para crianças de 6 a 10 anos
Grátis. Senhas 30 minutos antes.

 

VIVÊNCIA
Nadar e brincar

Com Daiane Fernandez, educadora do Sesc
Com a mediação da educadora, as crianças participam de atividades e brincadeiras que estimulam diferentes deslocamentos na água, práticas de respiração e a manipulação de materiais.
Necessário credencial Sesc e exame dermatológico válido.
Crianças e jovens até 15 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a
realização do exame.
De 9/1 a 1/2. Terças e quintas, 16h às 17h
Conjunto Aquático - Piscina Infantil
Recomendado para crianças de 3 a 6 anos
Grátis - Senhas 30 minutos antes.

 

VIVÊNCIA
Recreação de verão futebol feminino

Recreação esportiva, que visa incentivar a prática esportiva regular da modalidade e estimular a integração entre as participantes.
De 9/1 a 26/3. Terças, das 19h às 20h30
Campo Soçaite
A partir de 16 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Kangoo Jump

Na modalidade, o público utiliza uma bota própria para saltos, que são chamados movimentos de "rebound". A prática é realizada em grupo com exercícios e movimentos ritmados.
Polo Sesc em Araçatuba
11/1. Quinta, 15h30 e 16h
12/1. Sexta, 10h e 10h30
Sesc Birigui - Sala múltiplo uso 1
11/1, Quinta, 17h30 e 18h
12/1, Sexta, 16h, 16h30, 17h30 e 18h
13/1, Sábado, 10h e 10h30
A partir de 12 anos
Grátis. Senha 30 minutos antes

 

VIVÊNCIA
Transtif: Caminhada sobre a água

O Transtif é um material que permite o deslocamento sobre superfícies pantanosas e aquáticas. Nesta vivência, o público experimenta uma caminhada tranquila sobre a água utilizando esse material. Necessário credencial Sesc e exame dermatológico válido.
Crianças e jovens até 15 anos devem estar acompanhados de um responsável legal para a
realização do exame.
De 12 a 14/1.
Sexta, 15h às 20h
Sábado e domingo, 15h às 18h
Conjunto Aquático
A partir de 8 anos
Necessário credencial Sesc com exame dermatológico válido
Grátis

 

CURSO
Beach Tennis com Adriano Camargo

Atleta profissional da modalidade
Neste curso, o atleta e profissional da modalidade proporciona uma imersão no jogo, começando pelos fundamentos essenciais para iniciantes e progredindo até técnicas que explorarão aspectos como movimentação, estratégias, treinamento físico e ética no jogo.
De 12 a 14/1
Sexta, 20h às 21h30
Sábado e domingo, 16h às 18h
Quadra de Areia
A partir de 16 anos
Inscrições de 4 a 12/01
Grátis

 

INTERVENÇÃO
Olimpíadas de malabarismo

Com Cia. Super Circo
Nesta intervenção circense para todas as idades, a companhia realiza disputas com inspiração esportiva, como a "Batalha de Truques", o "Vôlei-clave" e "Malabaristas velocistas".
Dia 13/1. Sábado, 15h30 e 17h
Quadra poliesportiva
Livre
Grátis

 

VIVÊNCIA
Ginástica nas alturas

Com equipe de monitoria
Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de experimentar diferentes modalidades de circo que são acrobáticas e praticadas nas alturas. Teremos a lira, trapézio, tecido e o andaime.
De 16 a 21/1. Terça a domingo, 14h às 18h
Gramado das Palmeiras
A partir de 6 anos
Grátis

 

VIVÊNCIA
Panna KO e Basquete 3x3

A quadra poliesportiva se divide para receber duas modalidades que tem como objetivo explorar as habilidades dos participantes. De um lado, Panna KO, onde um drible entre as pernas vale mais que um gol, do outro lado, o baquete 3x3 com o desafio entre as equipes para alcançarem a maior pontuação em 10 minutos.
De 16 a 21/1. Terça a domingo, 14h às 18h
Quadra poliesportiva
A partir de 6 anos
Grátis

 

AULA ABERTA
Hidroboxe e hidrostep

A aula na piscina é baseada nas técnicas do boxe e utiliza exercícios em circuito para estimular o condicionamento físico dos participantes. Necessário credencial Sesc e exame dermatológico válido.
Dias 17 e 18/1
Quarta, 17h30 às 18h20
Quinta, 17h às 17h50
Conjunto Aquático
A partir de 12 anos
Grátis

 

TORNEIO/CAMPEONATO
Torneio de voleibol misto

Torneio que visa fomentar a prática da modalidade, valorizar o esporte, a integração e sociabilização entre os participantes. Organizado para 6 equipes que devem ter em sua composição homens e mulheres acima de 16 anos.
Reunião técnica on-line com os inscritos no dia 16/01 às 19h00.
De 17/1 a 2/2, quartas e sextas, das 19h às 21h
Quadra poliesportiva
A partir de 16 anos
Inscrição de 1 a 14/1
Grátis

 

AULA ABERTA
Rafting na piscina

A vivência promove acesso a quem nunca teve oportunidade de praticá-la, e convida o público do parque aquático à experiência de aprender em grupos as técnicas de remada e manobras em um bote inflável. Necessário credencial Sesc com exame dermatológico válido.
Dia 19/1. Sexta, 15h às 20h
Dias 20 e 21/1. Sábado e domingo, 15h às 18h
Conjunto Aquático
A partir de 12 anos
Grátis

 

BATE-PAPO
Vôlei de praia com Jaqueline Silva e Sandra Pires

Bate papo e vivência esportiva
Neste bate-papo e vivência esportiva, o público terá a chance de conhecer de perto essas duas medalhistas olímpicas do vôlei de praia e aprender com suas experiências. O evento é voltado para atletas, amantes do esporte e entusiastas que desejam se inspirar nessas lendas do esporte feminino.
Dia 21/1, domingo, das 15h às 18h
Quadra de Areia
A partir de 16 anos
Grátis - Sem retirada de ingressos.

 

TORNEIO/CAMPEONATO
Festival Basquete 3x3

Com educadores Sesc
No festival recreativo de basquete 3x3, as equipes serão formadas e as disputas sorteadas após a vivência na modalidade. Ganha a partida a equipe quem marcar 21 pontos primeiro ou a que estiver com maior número de cestas feitas ao final de 10 minutos.
Inscrições no local. Vagas limitadas.
Dia 21/1. Domingo, 16h às 18h
Quadra poliesportiva
A partir de 16 anos
Grátis. Inscrições 1 hora antes, no Local da atividade

 

VIVÊNCIA
Esportes de rebater

Com equipe de monitoria
Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de vivenciar diferentes esportes de rebater, como o Pickleball, PaddleSmash, Spikeball e o Speedminton.
De 23 a 28/1. Terça a domingo, 14h às 18h
Quadra poliesportiva
A partir de 10 anos. Grátis

 

VIVÊNCIA
Canoagem

O público poderá vivenciar a canoagem e conhecer essa prática esportiva, que é comum em rios, na nossa piscina. Necessário credencial Sesc e exame dermatológico válido.
Dias 27 e 28/1. Sábado e domingo, 14h às 15h30
Conjunto Aquático - Piscina Adulto
A partir de 8 anos
Grátis
VIVÊNCIA
Primeiras pedaladas
Na atividade pessoas de todas as idades e corpos podem aprender a andar de bicicleta. A ação é aberta a iniciantes e experientes e contará com vários tamanhos e modelos de bicicleta, para uso desde as crianças até os adultos que nunca tiveram a oportunidade de aprender a andar de bicicleta.
De 30/1 a 4/2. Terça a domingo, 14h às 18h
Quadra poliesportiva
A partir de 6 anos
Grátis
SHOW
Mergulha nesse som!
Show na piscina com Tropicadelia
O show, realizado à beira da piscina do Sesc, convida o público a mergulhar na música brasileira, navegando no groove de Tim Maia, nadando de braçada no samba rock e se refrescando no axé dos anos 90. Necessário Credencial Sesc e exame dermatológico válido.
Dia 28/1. Domingo, 17h
Conjunto Aquático
Grátis
Todos os públicos

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.