Esporte

Guerrinha visita a região em ação do Sesc Birigui para o Dia do Desafio

Ex-jogador de basquete ministra curso de capacitação para professores e clínicas de basquete abertas para a comunidade
Da Redação
15/05/2024 às 15h16
Natural de Franca, Jorge Guerra é dono de uma grande história no basquete brasileiro (Foto: Divulgação) Natural de Franca, Jorge Guerra é dono de uma grande história no basquete brasileiro (Foto: Divulgação)

O ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete Jorge Guerra, mais conhecido como Guerrinha, está na região de Araçatuba (SP) para uma iniciativa esportiva promovida pelo Sesc Birigui como parte da programação especial em comemoração ao Dia do Desafio, uma celebração global da atividade física e do esporte.

 

Nesta quarta-feira (15) ele ministra o curso de formação “Basquete Educação”, direcionado especialmente aos professores da região. Serão oferecidas ferramentas práticas e pedagógicas desenvolvidas pelo ex-atleta da seleção durante sua carreira. Os participantes terão acesso a informações sobre regras, exercícios, conteúdos de apoio e até sugestões de atividades e dicas para adaptar espaço e estrutura para as aulas. As turmas já estão fechadas.

 

Na quinta, às 9h, o encontro será no ginásio de esportes José Garcia, em Guararapes, e às 15h, no ginásio Antônio Sanches, em Ilha Solteira. Já na sexta-feira, às 9h Guerrinha estará no ginásio municipal João Santos Meira, em Lins, e às 18h, no Sesc Birigui.

 

Durante a visita pela região, Guerrinha fará um bate-papo com os presentes, contando um pouco de sua vasta experiência e dando dicas técnicas sobre a modalidade. A entrada é gratuita.

 

Formato

 

O formato desta ação, concebido pelo Sesc, reflete o compromisso da instituição em promover o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal. O evento não apenas celebra o basquete, mas também reforça a importância da atividade física e do esporte na construção de uma comunidade mais saudável e integrada.

 

Essa é a segunda vez que Guerrinha vem à região e ele se diz feliz em retornar. “Nesse formato criado pelo Sesc e que eu já levei para várias cidades do país, a gente aborda o basquetebol de várias formas: do social, do colegial, da iniciação, do treinamento, e vamos trocando conhecimento. Por eu ter sido jogador de seleção e ser técnico atuante do NBB (Novo Basquete Brasil) – nome do campeonato brasileiro adulto masculino de basquete – isso chama atenção e atrai mais pessoas, o que é extremamente positivo”, diz.

 

Para o técnico, envolver prefeituras e escolas é essencial, porque são os educadores que vão ter contato com os jogadores iniciantes e que vão difundir o basquete no país do futebol. “O futebol no Brasil é hors-concours. Mas o vôlei e o basquete são dois esportes que agregam torcedores, competidores, têm competições bem organizadas, a nível de liga nacional, categorias de base, federação. Eu vejo que o basquete vem crescendo a nível de clubes e associações. O que falta no Brasil é voltar a investir na base da pirâmide, que é a escolar, porque se tiver o esporte nas escolas, aumenta o número de praticantes”, defende.

 

Quem é Jorge Guerra?

 

Dono de história de quase cinco décadas no basquete brasileiro, Jorge Guerra deu seus primeiros passos na modalidade na equipe de sua cidade natal, Franca (SP), aos 16 anos de idade. Pelo clube da “Capital do Basquete”, Guerrinha colecionou conquistas, dentre elas o tetracampeonato nacional, o título sul-americano e mais cinco estaduais.

 

Como armador, defendeu a Seleção Brasileira por dez anos, participou de duas Olimpíadas (88 e 92) e dois Mundiais (86 e 90) e teve o histórico título dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, quando foi titular do time que conquistou o ouro diante dos Estados Unidos.

 

Guerrinha encerrou a sua carreira como atleta no ano de 1997, jogando pelo Polti/COC/Ribeirão Preto, onde também iniciou um novo ciclo em sua vida, o de treinador de basquete.

 

Como treinador, viveu grandes momentos de sua carreira à frente da antiga equipe do Bauru, campeã brasileira em 2002 e, posteriormente, bicampeã paulista (2013 e 2014) e campeã da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas. Em 2016, passou a comandar o time do Mogi das Cruzes, onde ficou por cinco temporadas e mais títulos (campeão paulista e sul-americano e vice-campeão da Liga das Américas e do NBB).

 

Guerrinha voltou ao comando do Bauru Basket em sua terceira passagem pelo time, cargo que deixou, em outubro passado, para assumir a função de coordenador de projetos sociais e das categorias de base da equipe. “Provavelmente, na próxima temporada, eu volto para o adulto, mas temos que aguardar os playoffs”, disse sobre o seu futuro.

 

Dia do Desafio

 

Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportes, realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, será realizada a 30ª edição, no dia 29.

 

Essa iniciativa global é liderada pela Tafisa (The Association For International Sport for All), com apoio institucional da Isca (International Sport and Culture Association), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e com a coordenação do Sesc São Paulo no continente americano.

 

Este ano, a partir do movimento Cidades Saudáveis, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a campanha pretende ampliar as discussões sobre os conceitos de atividade física recreativa, atividade física utilitária e sobre os modais de locomoção que, hoje, dizem muito sobre a saudabilidade e funcionalidade de uma cidade.

 

Além das atividades relacionadas ao basquete, o Sesc Birigui tem uma extensa programação com atividades físicas e esportivas ao longo do mês. Entre as modalidades escolhidas estão a corrida, bike, desafio de escalada e circuito de habilidades, desafio de triatlo, desafios para escolas, karatê, entre outras.

 

Serviço
Clínica de Basquete
Dia 16. Quinta, 9h em Guararapes (SP). Local: Ginásio de Esportes José Garcia, na praça Natori, s/n
Dia 16. Quinta, 15h em Ilha Solteira (SP). Local: Ginásio Antônio Sanches, rua Planalto, s/n
Dia 17. Sexta, 9h em Lins (SP). Local: Ginásio Municipal João Santos Meira, rua Osvaldo de Menezes, s/n, na Vila Mafalda
Dia 17. Sexta, 18h no Sesc Birigui. Rua Manoel Domingues Ventura, 121
Grátis. A partir de 6 anos

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.