Esporte

Contador araçatubense bate mais uma meta pessoal e completa a SP City Marathon 2025

Praticante de corrida desde 2023, quando decidiu buscar melhor qualidade de vida, essa foi a primeira vez que ele participou de uma maratona
Lázaro Jr.
03/08/2025 às 09h15

O contador araçatubense Alexandre Melo bateu mais uma meta pessoal ao concluir os 42,195 quilômetros da SP City Marathon 2025, corrida realizada no último domingo (27) na capital paulista, com a participação de mais 24 mil atletas.

 

O evento, que também contou como o Campeonato Pan-Americano de Maratona, disputado dentro da prova principal, teve a largada na praça Charles Muller, em frente ao tradicional estádio do Pacaembu. A chegada foi no Jockey Club de São Paulo, com o trajeto passando por 18 bairros e diversos pontos turísticos da cidade.

 

Praticante de corrida desde 2023, quando decidiu buscar melhor qualidade de vida, essa foi a primeira vez que o atleta amador de Araçatuba participou de uma maratona. 

 

Ele já havia corrido a São Silvestre e da Meia Maratona da São Paulo City e, no ano passado, completou os 21 quilômetros da Meia Maratona da Patagônia, no Chile, acompanhado dos filhos e de amigos. “Depois de ter feito algumas meias maratonas em 2024, bateu aquela vontade de ir além, de me desafiar ainda mais”, conta.

 

Cirurgia

 

Entretanto, ele revela que no final do ano precisou fazer uma cirurgia para retirada da vesícula, o que o fez ficar quase quatro meses sem correr. “Foi bem difícil, porque quando voltei aos treinos, lá por março de 2025, me bateu um desânimo forte”, conta, acrescentando que a sensação de ter perdido todo o condicionamento físico o levou a pensar em desistir.

 

Segundo Melo, o apoio da personal Márcia Quesadas foi fundamental para seguir em frente e acreditar que seria possível continuar sonhando em correr a primeira maratona. “Além de supercompetente, ela é uma pessoa incrível, super-humana. Foi ela quem me incentivou a retomar os treinos, focar no fortalecimento muscular e recuperar a forma — e com isso, a ideia da Maratona voltou com mais força”.

 

Preparação

 

A retomada começou com mobilidade, fortalecimento, seguidos dos treinos de corrida com Michel Deusdete, da KM Assessoria, que montou todo o ciclo de preparação. “Não foi fácil, viu? O recomeço foi pesado, tanto nos treinos com a Márcia no estúdio, quanto nos treinos de corrida com o Michel”, revela.

 

De acordo com ele, com os treinamentos todo condicionamento que havia perdido em quatro meses parado foi sendo retomado. “Aos poucos fui vendo progresso. Foi passo a passo mesmo, com muito esforço e dedicação, vencendo o medo de que talvez não desse tempo de me preparar bem”, comenta.

 

Após se recuperar ele voltou a competir em algumas provas da região e percebeu a evolução. “O mais bonito é que eu estava me sentindo bem de forma geral: sem dores, sem lesões, com boa condição muscular, mobilidade e resistência”, conta.

 

Maratona

 

O corredor comenta que apesar da confiança, quando chegou o dia da maratona bateu a insegurança. Porém, sabia que mesmo que alguma coisa desse errado no percurso, só o fato de ter superado tantos desafios já teria valido a pena.

 

Como sempre, os filhos Guilherme e Marcela viajaram para São Paulo e correram a meia maratona para acompanhá-lo. E a família tinha um motivo a mais para comemorar, pois a data marcou também o aniversário de Marcela. 

 

“A largada foi às 5h40, ali no Estádio do Pacaembu, com aquele clima de festa, sabe? A cidade toda ainda dormindo, mas a gente correndo por pontos históricos de São Paulo — Praça da República, Praça da Sé, Jóquei Clube, USP… Lugares que normalmente estão cheios de carros, mas naquele dia, estavam só para nós, corredores”, explica.

 

Desafios

 

Melo comenta que o percurso foi muito desafiador, com trechos de subida, calor e cansaço. “Vi muita gente passando mal, alguns caindo, outros com dores musculares fortíssimas. Mas ao mesmo tempo, vi exemplos de superação — os atletas PCD com uma garra absurda, corredores incentivando uns aos outros, e a torcida, que dava aquele gás quando a gente mais precisava”, conta.

 

Porém, ele conseguiu concluir o percurso e foi premiado logo após passar a linha de chegada, recebendo o abraço dos filhos e dos companheiros de equipe. “Nossa, é difícil até de descrever. Todo o cansaço desaparece na hora. É só alegria, gratidão e aquele prazer imenso de ter vencido mais um desafio”, conclui.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.