Pelo terceiro ano consecutivo, Araçatuba (SP) irá sediar o Jomi (Jogos da Melhor Idade), que deve reunir aproximadamente 2,5 mil pessoas entre atletas, autoridades regionais e estaduais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18), durante a cerimônia de reinauguração do ginásio de esportes Plácido Rocha, o principal da cidade e que foi sede dos jogos do Vôlei Futuro.
Com isso, neste ano o município sediará três importantes competições esportivas realizadas pelo governo do Estado. Além do Jomi, Araçatuba deve sediar os Jogos da Juventude, que reunirão cerca de 4,5 mil atletas de até 19 anos, os Jogos Regionais, que devem mobilizar outros 4,5 mil atletas de várias idades.
O ginásio Plácido Rocha é um dos espaços esportivos que deve ser utilizados nas disputas. Ele ficou fechado por quase um mês e recebeu um novo piso vinílico (emborrachado), novas traves para futsal, novas cestas de basquete e bancos de reserva, num investimento de aproximadamente R$ 400 mil, feitos pelo governo do Estado.
Estado
E para a cerimônia de entrega das melhorias, a cidade recebeu a visita da secretária de Esportes do Estado, a coronel Helena Reis. “Foi um pedido da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Esportes, estiveram pessoalmente na secretaria, fizeram a demanda, falaram da importância da história do Plácido Rocha e a gente atendeu esse pedido”, contou à reportagem.
A secretária comentou que o governo estadual e o municipal precisam caminhar juntos, por que os times, as delegações, as competições devem acontecer da forma mais capilarizada (espalhada) possível no Estado. De acordo com ela, Araçatuba tem sido uma parceira inestimável nesse sentido.
“Neste ano vamos ter primeiro os Jogos da Melhor Idade e na sequência, os Jogos da Juventude, que são jogos importantes, que classificam para outras competições, inclusive competições que acontecem em nível nacional. E também vamos ter os jogos regionais, que classificam para os Jogos Abertos do Interior, uma grande final que vai acontecer lá em Presidente Prudente”, informou.
Reforma
O secretário de Esportes de Araçatuba, Sérgio Tumelero, explicou que para que essa reforma pudesse ser feita com recursos do governo do Estado, primeiro foi necessário desmembrar a escritura de todo complexo esportivo do qual o ginásio faz parte.
De acordo com ele, a regularização dessa documentação só foi concluída em 22 de dezembro, por isso, fez questão de agradecer o empenho dos servidores municipais que conseguiram essa liberação.
Com relação ao novo piso, ele explicou que após o término da participação do Vôlei Futuro na liga nacional, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) removeu o tapete que havia sido instalado para as disputas das partidas. Como as condições do piso, após a remoção, estavam conservadas, a instalação da nova cobertura e demarcação foram feitas em cinco dias. “Então foi só esticar”, contou.
Depois disso, o ginásio ficou fechado por três semanas, para receber pintura e acabamentos necessários. Com a reinauguração, a quadra seria colocada à disposição dos atletas já a partir das 14h de segunda-feira.
Prefeitura quer instalar novo piso no Matarazzo
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), informou durante a inauguração das melhorias feitas no ginásio Plácido Rocha, que já solicitou ao governo do Estado, que também seja instalado um piso emborrachado na quadra do ginásio de esportes Orlando Ramalho, mais conhecido como Matarazzo.
O complexo foi reinaugurado em agosto de 2019, após longo período fechado para reforma, com a apresentação dos atletas que representaram a cidade nos Jogos Regionais daquele ano, disputados em Andradina. Araçatuba foi vice-campeã geral.
Na ocasião, também foi informado que Araçatuba sediaria os Jogos Regionais de 2020, que foram cancelados posteriormente em função da pandemia do coronavírus.
Ginástica
Ao pedir a instalação do novo piso, o município está pensando em oferecer melhores condições para as integrantes do projeto Agir (Araçatuba Ginástica Rítmica), que utiliza as instalações.
O secretário municipal de Esportes, Sérgio Tumelero, informou que esse pedido já foi protocolado na Secretaria Estadual de Esportes. “Isso é muito importante, pois um piso como esse evita lesões, que atletas se machuquem. Vai torcer para que nos próximos dias tenhamos uma resposta positiva também”, comentou.
A secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, confirmou que o Estado recebeu o pedido para a instalação de um piso vinílico no Matarazzo e que ele está em fase de análise.