Esporte

Campeonato de judô em Araçatuba homenageia Koji e Marcelo Kiwada

Evento regional acontece neste sábado, no ginásio de esportes Plácido Rocha
Lázaro Jr.
23/08/2025 às 14h10

O ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba (SP), recebe neste sábado (23), a primeira Copa de Judô Marcelo Honda Kiwada e Koji Kiwada, uma homenagem a pai e filho, já falecidos, e que fazem parte da história do judô na cidade.

 

O torneio começou com festival, com a participação de crianças que praticam a modalidade e após a abertura oficial, que contou com a presença de várias autoridades, tiveram início as disputas com atletas da categoria sub-9 até sub-18 e adulto.

 

Caio Kiwada, que é filho de Marcelo, participou ao lado da mãe, da cerimônia de abertura, e agradeceu a todos os responsáveis pela realização do campeonato.

 

Também esteve presente o vice-presidente da Federação Paulista de Judô, Raul de Senra Bisneto, que elogiou a iniciativa de se promover o primeiro torneio regional de judô em homenagem à família Kiwada. “Quero parabenizar a todos por desenvolver esse judô aqui da região”, disse à reportagem.

 

Reconhecimento

 

Entre os convidados para compor a mesa de honra esteve o desembargador Emerson Sumariva Júnior, que sempre praticou judô, desde quando ainda residia em São José do Rio Preto, é sensei e faixa preta segundo dan.

 

Além disso, ele foi presidente da Comissão Disciplinar da Federação Paulista de Judô. “Eu felizmente tenho uma história muito bonita no judô, devo muito ao judô, à disciplina do judô, sou muito grato ao que o judô fez na minha vida”, declara.

 

Sumariva Júnior parabeniza a iniciativa de se homenagear a família Kiwada, lembrando que treinou com o sensei Koji, e também com o sensei Mori. “A família merece, pois foram os idealizadores, junto com o sensei Mori, do judô aqui em Araçatuba e na região”, destaca.

 

Homenageados

 

Marcelo Kiwada foi técnico de judô das seleções Paulista e de Araçatuba e morreu aos 45 anos, em dezembro de 2021, vítima da covid-19. O pai dele, Koji Kiwada, conhecido como Kodão, foi treinador e fundador da Associação Judô Araçatuba. Ele morreu em abril deste ano.

 

Com a morte de Marcelo, ele havia reassumido como técnico das equipes de judô de Araçatuba, função que havia cumprido por 35 anos, após competir pela Prefeitura de Araçatuba como atleta por dez anos.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.