PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Esporte

Brasil será sede da final mundial do maior torneio 1x1 de Breaking em 2024

O Rio de Janeiro receberá o Red Bull BC One; anúncio aconteceu neste sábado (21) durante a final mundial do evento em Paris
Da Redação
21/10/2023 às 20h22
Anúncio do Brasil como sede foi feito antes das batalhas finais (Crédito: Thinh Souvannarath / Red Bull Content Pool) Anúncio do Brasil como sede foi feito antes das batalhas finais (Crédito: Thinh Souvannarath / Red Bull Content Pool)

O Brasil está pronto para celebrar o Breaking e os 20 anos de história do maior campeonato mundial da modalidade. No dia 7 dezembro de 2024, a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a final mundial do Red Bull BC One, na Jeunesse Arena. Essa será a terceira vez que o Brasil receberá a fase global do torneio.

 

O anúncio foi feito neste sábado (21), em Paris, durante a decisão final da edição de 2023, que aconteceu na icônica quadra central de Roland-Garros. Os ingressos já estão disponíveis através do site: redbull.com/bcone.

 

Em meio às batalhas de tirar o fôlego, esta edição contou com as vitórias do sul-coreano B-Boy Hong 10 e da B-Girl Ami, do Japão, que consagraram-se campeões mundiais de suas respectivas categorias. Com essa vitória, a B-Girl japonesa conquistou o bicampeonato, enquanto o B-Boy de 40 anos tornou-se tricampeão.

 

Em 2024, ano em que o Breaking fará sua estreia como modalidade olímpica, o Brasil também receberá, além da final mundial, o Red Bull BC One Camp, uma programação especial que celebra a cultura do Breaking por meio de workshops, oficinas de danças, batalhas de exibição e muito mais. Entre os dias 04, 05 e 06 de dezembro, essa programação cultural irá dominar a Fundição Progresso, no Centro do Rio de Janeiro, de maneira totalmente gratuita e aberta ao público. 

 

A primeira passagem do campeonato pelo Brasil para uma final global foi em 2006, em São Paulo, no Memorial da América Latina – local que foi sede da final nacional do Red Bull BC One também em 2023. O Rio de Janeiro recebeu o torneio em 2012 e, portanto, essa será a segunda vez que a capital carioca irá sediar a etapa decisiva do evento.

 

Relembre a edição de 2023

 

O Red Bull BC One passou por 28 países durante o ano de 2023 e promoveu mais de 90 qualificatórias regionais para selecionar os melhores breakers do mundo. Representando o Brasil, 4 competidores desembarcaram em Paris para buscar o título mundial: as B-Girls Maia e Toquinha e os B-Boys Allef e Leony. 

 

Para chegar à final mundial, os 56 competidores vencedores das seletivas nacionais de seus respectivos países tiveram que enfrentar a Last Chance Cypher, como foi o caso dos atuais vencedores brasileiros: Toquinha, - que conquistou uma vaga na categoria feminina da decisão global, tornando-se a primeira B-Girl brasileira a realizar esse feito - e Leony, que acabou não avançando para a final.

 

Essa etapa definiu as 4 últimas vagas para a final de cada categoria (feminina e masculina) e esses 8 classificados se juntaram a 24 convidados na grande decisão. No time de convidados wildcards, o B-Boy Allef e a B-Girl Maia completaram o time de brasileiros na grande decisão ao lado de Toquinha, mas não avançaram das oitavas de final.

 

Em um formato mata-mata, os 16 breakers de cada categoria tiveram que passar por um júri de peso composto pelo B-Boy coreano Kill, o mexicano Hill, o norte americano Flea Rock e as B-Girls Babyson e Movie One. Em apresentações curtas de 30 segundos até 1 minuto, com duas a três entradas em cada round, os competidores foram avaliados com base em critérios como técnica, criatividade e simpatia. No comando do evento, os talentosos Amjad Khan e MyVerse foram os hosts da grande final, que pode ser assistida novamente na Red Bull TV.

 

Em uma noite marcada por disputas acirradas, o B-Boy sul-coreano Hong 10 conquistou o cinturão após performar uma final de altíssimo nível contra o canadense Phil Wizard. Na disputa entre as B-Girls, quem levou a melhor foi a japonesa B-Girl Ami, que eliminou a brasileira Toquinha nas oitavas, e venceu o confronto final contra a chinesa B-Girl 671.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.