PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Esporte

Atleta de Araçatuba é campeão mundial no arremesso de peso e de disco em jogos escolares

Competiu na categoria Sub-18 na ISF U15 Gymnasiade 2023; competição é considerada o maior evento com estudantes-atletas do mundo
Da Redação
22/08/2023 às 17h19
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Ouvir:

O atleta araçatubense Alberto Rodrigues dos Santos é campeão no arremesso de peso e no arremesso de disco nos Jogos Mundiais Escolares, disputado nas instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro. Segundo nota da Prefeitura, ele competiu na categoria Sub-18 e nesta terça-feira alcançou a marca de 19,1 metros no arremesso de peso. Ontem (21) ele já havia sido campeão de lançamento de disco na mesma competição.

 

Ainda de acordo com a nota, a ISF U15 Gymnasiade 2023 é considerada o maior evento com estudantes-atletas do mundo, com disputas em 18 modalidades e participação de 1.400 competidores de 46 países. Os jogos acontecem de 19 a 27 de agosto.

 

Santos é orientado pela técnica de Atletismo de Araçatuba, Andrea Maria Pereira Britt, mais conhecida como Saúde. De acordo com ela, já nos aquecimentos o atleta superou a marca dos 19 metros. “Ele é focado e tem seus objetivos. Enquanto técnica, é prazeroso ver a força de vontade e o comprometimento do atleta, que está levando o nome de Araçatuba a um nível mundial”, diz em nota da Prefeitura.

 

Potencial

 

Santos já havia se destacado no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18, disputado em Aracaju (SE) no início deste mês, representando a equipe Nipo Brasileira/SMELR (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação), de Araçatuba.

 

No lançamento de disco masculino ele foi o campeão, com a marca de 57,10m. O outro atleta de Araçatuba, Alessandro Borges Soares, ficou com o segundo lugar, com a marca de 50,49m.

 

No arremesso de peso eles inverteram as posições, com Alessandro sendo o campeão e Alberto ficando com a medalha de prata. Os dois fazem história sendo os primeiros atletas de uma mesma equipe a fazer dobradinha em duas provas e no mesmo campeonato no Brasil.

 

Além disso, garantiram vaga no Campeonato Ibero-Americano Sub-18 2023, que será disputado no Peru, de 15 a 17 de setembro.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.