Esporte

Atleta de Araçatuba é campeão mundial escolar no arremesso do peso

Alessandro Borges Soares conquistou o ouro na Gymnasíade do Bahrein, com a marca de 20,59 m
Da Redação
29/10/2024 às 20h34
Alessandro defende a equipe da Associação Nipo Brasileira/Secretariade Esportes de Araçatuba (Foto: Divulgação) Alessandro defende a equipe da Associação Nipo Brasileira/Secretariade Esportes de Araçatuba (Foto: Divulgação)

O atleta Alessandro Borges Soares, que defende a equipe da Associação Nipo Brasileira/Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de Araçatuba (SP), tornou-se campeão mundial escolar disputado nesta terça-feira (29), no Bahrein, país que compreende mais de 30 ilhas do Golfo Pérsico.

 

Alessandro, de 17 anos, venceu o arremesso do peso com 20,59 m, na ISF Gymnasíade 2024. Segundo a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), essa foi a melhor marca pessoal dele - a anterior era de 20,32 m (5 Kg), de 28/9/2024, em Presidente Prudente (SP).

 

Alessandro Soares é aluno da escola estadual Prof.ª Purcina Elisa de Almeida e Gymnasíade é uma competição formada por estudantes e a delegação brasileira gerida pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), que levou 500 atletas para Manama, Bahrein.

 

Ele é treinado por Andrea Maria Pereira Britto, que agradeceu a Deus e a todas as pessoas que acreditam no trabalho, denominando Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, a Federação Paulista, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) e o secretário municipal de Esportes, Sérgio Tumelero. "Sou só felicidade", disse à CBAt.

 

Ela lembrou que em 2023 o sobrinho dela, Alberto Rodrigues dos Santos Filho, sagrou-se campeão mundial. "E agora o Alessandro. Temos dois campeões mundiais escolar. Estou muito feliz", acrescentou.

 

Histórico

 

A CBAt cita que Alessandro vem fazendo uma excelente temporada na categoria sub-18, tendo vencido o Campeonato Brasileiro Sub-18 em Recife, (PE), no arremesso do peso (19,34 m) e no lançamento do disco (50,72 m) e foi eleito o melhor atleta da competição.

 

Ele está convocado para o Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, em San Luis, na Argentina, para as disputas do arremesso do peso e do lançamento do disco.

 

Em entrevista à confederação, a treinadora disse acreditar que o atleta de Araçatuba está preparado para chegar aos 20,80 m ou até aos 21 metros no Sul-Americano de San Luis e bater o recorde brasileiro sub-18. "Agora ele entendeu que é uma potência. Esse resultado é o terceiro do mundo (sub-18) e ele pode bater o próprio recorde no Campeonato Sul-Americano", disse.

 

Apoio

 

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições. As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.