PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Educação

USP realiza feira de profissões neste mês de setembro

Evento gratuito e aberto a todos os interessados apresenta informações sobre os cursos de graduação e as unidades de ensino
Da Redação
05/09/2023 às 21h25
A praça de Museus é um dos locais preferidos do público e nela os visitantes podem conhecer um pouco das coleções da USP A praça de Museus é um dos locais preferidos do público e nela os visitantes podem conhecer um pouco das coleções da USP

O campus Butantã da USP recebe nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2023, a 17ª edição da Feira USP e as Profissões. A iniciativa da PRCEU (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita. Para agilizar a entrada, os interessados podem fazer um credenciamento prévio em uspprofissoes.usp.br.

 

O evento retornou à Cidade Universitária em 2022, aproximando os estudantes das unidades de ensino, museus, laboratórios do campus e também do ambiente que o futuro universitário poderá encontrar como aluno.

 

“A Feira USP e as Profissões é um evento muito importante porque envolve todas as unidades da USP e, principalmente, por deixar a Universidade bem próxima da sociedade, um dos pilares da nossa missão. A dimensão que alcançou nos últimos anos demonstra essa importância. Durante a Feira, temos a oportunidade de interagir com dezenas de milhares de jovens, além de seus familiares, buscando orientá-los sobre o melhor modo possível de planejar seu futuro”, destaca a professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.

 

Com o dobro de pavilhões da edição anterior, para este ano diversos aprimoramentos foram realizados para atendimento aos visitantes. Na Praça do Relógio, marco arquitetônico e símbolo da Universidade, a feira reúne estandes com alunos e docentes da USP que apresentam as carreiras e esclarecem dúvidas sobre os cursos oferecidos, as profissões, o mercado de trabalho, a formação acadêmica, disciplinas e conteúdos programáticos, além do cotidiano universitário e as possibilidades de especializações. Também serão realizadas apresentações e atividades em um palco central.

 

Os visitantes podem obter orientações sobre as formas de ingresso na Universidade e os programas e bolsas de estímulo à permanência estudantil. A Fuvest vai atender os interessados e realizar as inscrições para o vestibular 2024 da USP. Os professores também poderão se informar sobre os cursos de extensão oferecidos pela Universidade, muitos deles gratuitos.

 

Já no tour turístico Giro Cultural, será possível percorrer diversos locais do campus em um ônibus. Algumas atividades serão disponibilizadas posteriormente no canal do Youtube.

 

Para alimentação, a edição 2023 vai contar com o dobro da estrutura para food trucks, com duas praças de alimentação. Bolsões especiais de estacionamento serão destinados para ônibus. 

 

Atividades Interativas

 

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o Instituto de Psicologia da USP (IP) vai promover oficinas de orientação profissional, que serão oferecidas diretamente na própria unidade. Também serão realizadas atividades interativas e em salas de bate-papo, exposições de acervos dos museus da USP, palestras e apresentações:

 

- O Show de Física, criado há mais de 39 anos para mostrar experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

- As atividades do grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química que utilizam o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

- A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP, que possibilita conhecer o interior de uma célula com todas as suas organelas, núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras em uma estrutura de 40 metros cúbicos.

 

A escolha da profissão

 

Um dos maiores e mais tradicionais eventos da USP na área de extensão e relacionamento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada, há 20 anos, por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profissional.

 

Em 2022 o evento recebeu 66.408 visitantes, vindos de 27 estados brasileiros e de outros 16 países. Deste público, 88,43% eram estudantes do ensino médio e 4,96% estudavam em cursinhos pré-vestibulares, sendo que 49% eram oriundos de escolas públicas e 51% de escolas particulares.

A pró-reitora Marli Quadros Leite reforça a importância dos estudantes fazerem um contato direto com a Universidade em um evento deste porte. “A Feira USP e as Profissões é mais uma estratégia para democratizar a universidade pública e gratuita, pois mostra que todos podem e devem ter acesso a uma das melhores universidades do mundo", ressalta Leite.

 

O evento


A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões”, que realiza também visitas monitoradas nas unidades de ensino ao longo do ano.

 

A primeira edição aconteceu em 2001, no campus de Ribeirão Preto. Até 2019, diferentes campi da USP no interior promoveram edições anuais, em esquema de rodízio. Na capital, o evento acontece anualmente desde 2006. Após um período no campus Butantã, o evento foi realizado de 2014 a 2019 no CienTec (Parque de Ciência e Tecnologia) da USP. Em 2020 e 2021, com a pandemia de covid-19, as edições foram online e em 2022 retornou à Cidade Universitária.

 

De acordo com o anuário da USP, atualizado em 2022, são oferecidos 333 cursos de graduação na capital e no interior do estado, além de 428 programas de mestrado e 394 de doutorado, com 60.120 alunos matriculados na graduação e 29.430 na pós-graduação, divididos em 13.912 no mestrado e 15.518 no doutorado. Desses números, somados aos 7.808 alunos de disciplinas especiais, 47,86% são mulheres e 52,14% são homens. (Elcio Silva - AI/ Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP)

 

Serviço

Feira USP e as Profissões 2023

Quando | De 14 a 16 de Setembro de 2023 (quinta, sexta e sábado) das 9h às 17h.

Onde | Praça do Relógio, campus Butantã da USP

Como Chegar

Portaria 1

Cruzamento da Av. Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga.

Portaria 2

Av. Escola Politécnica, altura do número 403. Acesso de ônibus pela portaria 2.

Portaria 3

Av. Corifeu de Azevedo Marques, altura do número 2900.

Inscrições e credenciamento | A participação é totalmente gratuita, mas para agilizar a entrada os interessados podem fazer o credenciamento prévio no site uspprofissoes.usp.br.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.