A direção do Unisalesiano estuda implantar no campus de Araçatuba (SP), o curso de Terapia Ocupacional, que já existe em Lins. A informação foi divulgada pelo reitor do centro universitário, padre Paulo Fernando Vendrame.
Ele participou de um encontro com a imprensa na última sexta-feira (15), para falar dos 20 anos de credenciamento da instituição, que atualmente conta com mais de 7 mil alunos, 250 professores e 31 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação lato e stricto sensu.
A cerimônia comemorativa foi realizada no auditório Papa Francisco, em Araçatuba, e também marcou o lançamento de uma revista comemorativa. Durante o encontro com a imprensa, foram apresentados números relativos aos serviços prestados pelo centro universitário nos últimos anos e informado sobre os projetos futuros.
Durante o encontro, padre Paulo Vendrame comentou que após completar 20 anos de credenciamento, a meta agora é consolidar essa presença, o que demanda tempo, de acordo com ele. “O mundo universitário é muito dinâmico e sempre surgirá demandas novas”, disse.
Saúde
Como exemplo, ele comentou que a instituição nunca imaginou que pudesse assumir as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba, o que aconteceu neste anos, após convite do prefeito Lucas Zanatta (PL).
“Foi um convite que nos foi feito, houve muito estudo e é uma área nova que nós estamos aprendendo e queremos de fato galgar um caminho de qualidade, de serenidade, usando tecnologia”, comentou.
Para executar esse trabalho, o reitor explicou que a instituição contará com os acadêmicos e com os profissionais formados também em gestão, administração, ciências contábeis e outros cursos que também podem contribuir para a melhoria da saúde.
“Eu acho que o desafio é a gente levar a preventividade para a saúde. Por que as pessoas adoecem tanto? Se a gente prevenir, a história já mostra que nós podemos ter um resultado melhor”, comentou, destacando que esse trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Plano
Com relação aos planos futuros, padre Paulo Vendrame explicou que está sendo elaborado o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) que deve ser apresentado no próximo ano e que uma das possibilidades é a abertura do curso de Terapia Ocupacional, que há muitos anos é oferecido no campus de Lins.
De acordo com ele, essa é uma demanda que tem sido muito notada, pois o mercado está muito carente desse tipo de profissional, assim como do profissional de fonoaudiologia.
Assim, segundo o reitor, é grande a possibilidade de que o curso seja implantado para qualificar a mão de obra para atender as necessidades das instituições que precisam desse profissional e não encontram.
Comemoração
O Centro Universitário Unisalesiano é resultado da unificação das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba, com as Faculdades Salesianas de Lins e as Faculdades Auxilium, o que aconteceu em 2005.
No caso de Araçatuba, as Faculdades Católicas Salesianas eram compostas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Noroeste e a Faculdade de Tecnologia da Alta Noroeste, que se unificaram em 2002.
A aprovação da criação do centro universitário pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) aconteceu em 7 de julho de 2005, coroando um processo que teve início em junho de 1997, e que passou pelo ingresso de professores nos programas de mestrado e doutorado, visando a qualificação docente para fortalecer a futura instituição.
Destaques
Também são destaques a partir do credenciamento, a inauguração do novo campus de Araçatuba, em 2006. Outro marco foi a autorização para abertura do curso de Medicina, o que aconteceu em 2015, mesmo ano em que o Unisalesiano foi credenciado com nota 4 pelo MEC (Ministério da Educação).
E neste ano de 2025, o curso de Medicina de Araçatuba recebeu nota 5 no CPC (Conceito Preliminar de Curso) do MEC, sendo um dos seis cursos do tipo no Brasil a receber esta nota máxima. O curso já formou mais de 120 profissionais e o Centro Universitário pleiteia a implantação do curso de Medicina para o Campus de Lins.