PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Educação

Unesp sobe em ranking universitário global de desempenho e é a 3ª no Brasil

Foram 1.904 instituições avaliadas no THE World University Rankings, sendo 67 brasileiras; Unesp foi classificada entre a 601 e 800 posição
Da Redação
04/10/2023 às 07h50
Unesp foi classificada na posição 601-800 dentre 1.904, sendo a 3ª melhor universidade no Brasil (Foto: Divulgação) Unesp foi classificada na posição 601-800 dentre 1.904, sendo a 3ª melhor universidade no Brasil (Foto: Divulgação)

Na 20ª edição do Times Higher Education World University Rankings, lançada nesta quarta-feira (27), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) avançou significativamente em sua posição global. Anteriormente listada entre as posições 1001ª e 1200ª, a UNESP agora ocupa a faixa de 601ª a 800ª posição, entre 1.904 universidades de 108 países avaliadas. No cenário nacional, a UNESP se destaca como a terceira melhor universidade do Brasil, segundo os indicadores da THE World Ranking.

 

A avaliação deste ano considerou dados de 2.673 instituições, com 1.904 universidades de 108 países sendo classificadas. O ranking analisou mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações e contou com a opinião de 68.402 acadêmicos de todo o mundo sobre a reputação de pesquisas e instituições.

 

A metodologia foi atualizada para refletir a diversidade das universidades com pesquisa intensiva globalmente. A UNESP destacou-se principalmente devido ao reconhecimento de suas pesquisas, evidenciado pelo aumento na pontuação de citações, saltando de 16.3 para 38.1. Além disso, a universidade mostrou melhorias em todos os outros indicadores avaliados.

 

A nível nacional, a Universidade de São Paulo (USP) lidera o Brasil, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A UNESP manteve sua posição como a terceira melhor instituição de ensino no país, superando outras universidades renomadas como UFRJ e UFRGS.

 

Globalmente, a Universidade de Oxford permanece na primeira posição pelo oitavo ano consecutivo. Entre as mudanças notáveis, a Universidade de Stanford subiu para o segundo lugar, enquanto a Universidade de Harvard caiu para o quarto lugar. Os Estados Unidos são o país mais representado, com 169 instituições, seguidos pela Índia.

 

O ranking, que avalia o desempenho global das universidades em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional, é considerado uma referência importante no cenário educacional mundial. Para mais detalhes sobre a metodologia e os resultados completos, acesse o link oficial.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.