PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Educação

TUA vai oferecer transporte gratuito para estudantes que farão o Enem em Araçatuba

Medida atende pedido do vereador Wesley da Dialogue; empresa também ampliará horário nos dois domingos ao término do exame
Lázaro Jr.
31/10/2023 às 19h40
TUA estenderá horário e não cobrará passagem de quem for fazer o Enem (Foto: Lázaro Jr./Arquivo) TUA estenderá horário e não cobrará passagem de quem for fazer o Enem (Foto: Lázaro Jr./Arquivo)

A TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) informou nesta terça-feira (31), que disponibilizará transporte gratuito para os estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

 

A medida atende pedido feito pelo vereador Wesley da Dialogue (PODE) e pelo Movimento Dialogue, por meio de ofício protocolado na semana passada, endereçado ao secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Henrique Caldeira, e à direção da TUA, empresa responsável pelo transporte público na cidade.

 

A informação sobre o atendimento ao pedido foi divulgada pelo próprio parlamentar, que explicou que o diretor da empresa, Luciano Castilho, esteve reunido com representantes da Prefeitura nesta terça-feira (31) para tratar do assunto e concordou com o pedido.

 

Como usar

 

A reportagem procurou a TUA, que explicou que para ter direito à gratuidade no transporte coletivo nos próximos domingos, os participantes no Enem deverão apresentar ao motorista do ônibus, de forma digital ou impressa, o Cartão de Confirmação, que pode ser baixado pelo site , junto com um documento com foto.

 

Ainda de acordo com a empresa, para atender esse público no domingo, o funcionamento das linhas será estendido até às 19h, horário previsto para o encerramento das provas. Normalmente aos domingos os ônibus circulam das 6h50 às 18h.

 

Estímulo

 

Ao requerer a gratuidade do transporte coletivo aos candidatos do Enem, Wesley argumentou que o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Apesar disso, de acordo com ele, neste ano apenas um em cada quatro jovens que irão concluir o ensino médio se inscreveu para a prova.

 

Em Araçatuba, elas serão aplicadas na Unip e no Unisalesiano, a primeira localizada na rua Baguaçu, perto da sede da GS Inima Samar, e o segunda na rodovia Senador Teotônio Vilela, na saída para Birigui.

 

Segundo o vereador, a dificuldade para chegar até o local da prova tem feito com que muitos desistam de participar. “Apesar de muitos estudantes terem o benefício da isenção da taxa de inscrição, eles poderão deixar de fazer o exame por não terem condições financeiras para custear o transporte até os locais de aplicação das provas”, argumenta.

 

Primeira vez

 

Esta será a primeira vez que o transporte para os candidatos ao Enem em Araçatuba será oferecido de forma gratuita. No ano passado, a TUA estava com o transporte coletivo suspenso aos domingos quando da realização do exame, mas colocou os ônibus para circular para atender esse público. Entretanto, não houve gratuidade.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.