Os alunos da escola Sesi de Birigui (SP) participaram de atividades diferenciadas nesta quinta-feira (21), em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A professora Débora Carla Garcia Duarte conta que a escola tem uma estudante com Síndrome de Down, que é a Giovanna.
E uma das ações para marcar a data, foi a colocação de laços de conscientização com as cores do símbolo da campanha, no final da aula, nos estudantes, o que aconteceu na quarta e nesta quinta-feira. “Ao orientar os estudantes sobre a Síndrome de Down e promover o respeito das diferenças, não apenas oferecemos suporte à estudante com a síndrome, mas também fortalecemos os laços de solidariedade, empatia e respeito dentro da nossa escola”, comenta.
Ainda de acordo com ela, a conscientização em torno da Síndrome de Down pode ajudar a combater estereótipos e preconceitos, construindo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças.
Ações
Entre as atividades diferenciadas preparadas para os alunos teve palestra educativa sobre a Síndrome de Down e o respeito das diferenças com o psicólogo Pedro Henrique Pontes, pós-graduando em Neuropsicologia.
Eles também participaram de dinâmicas interativas para sensibilizá-los sobre ser diferente é normal, com a estudante de pedagogia Ana Laura. Ela é estagiária facilitadora da educação inclusiva de nossa escola.
Foi exibido vídeo de depoimento da mãe da estudante Giovanna, que tem a Síndrome de Down, e nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Débora, que é pós-graduada na área de Atendimento Educacional Especializado, os estudantes assistiram um vídeo sobre Síndrome de Down.
Depois, eles foram estimulados a elaborar um panfleto com informações pontuais sobre a síndrome para entregar as famílias. Por fim, a escola promoveu uma campanha de conscientização nas suas redes sociais, destacando a importância da diversidade e da equidade com a #: #OAmorFazADiferença