Educação

Rede Municipal de Araçatuba volta às aulas na terça, com alunos sem celular

Prefeitura reforça que lei que proíbe uso dos aparelhos será cumprida em todas as 66 escolas municipais
Da Redação
28/01/2025 às 19h09
Perfil dos cerca de 16 mil alunos da Educação Municipal é de crianças de até 10 anos (Foto: Divulgação) Perfil dos cerca de 16 mil alunos da Educação Municipal é de crianças de até 10 anos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou nota nesta terça-feira (28), informando que a lei federal 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que proíbe o uso de celulares por estudantes durante as aulas, recreio ou intervalos, será cumprida em todas as 66 escolas municipais da cidade. As aulas na Rede Municipal de Araçatuba retornam na próxima terça-feira (4).

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, levantamento da Secretaria Municipal de Educação aponta que há baixa incidência de uso de celulares nas escolas municipais. Isso porque, o perfil dos cerca de 16 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, é de crianças de até 10 anos de idade.

 

Reflexão

 

Ainda assim, a secretária municipal de Educação, Heloisa Vieira, avalia que a lei tem uma virtude, que é levantar a reflexão por parte das famílias e da sociedade sobre o assunto. Ela considera que há benefícios no uso das tecnologias, mas alerta para o desafio de lidar com tantas informações que chegam instantaneamente, muitas vezes, sem qualquer filtro.

 

"Estudos mostram que o uso de celular sem propósito pedagógico interfere negativamente nos processos de ensino e aprendizagem, prejudica a interação dos alunos e sua concentração e atenção no conteúdo desenvolvido em sala”, comenta.

 

Família

 

A secretária acrescenta que o papel da família e da escola é crucial neste momento, para a conscientização sobre o assunto. As unidades escolares da rede municipal irão comunicar aos pais sobre a legislação. Em caso de dúvidas, a equipe escolar irá orientar sobre as restrições e como proceder a partir de agora.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.