PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Educação

Problema em sistema faz pais esperarem por horas em fila por rematrícula dos filhos

Secretaria de Estado da Educação informa que sistema deve estar normalizado até a manhã desta quinta-feira
Lázaro Jr.
03/01/2024 às 21h09
Pais de alunos ficaram aguardando por horas para tentar a rematrícula dos filhos (Foto: Reprodução) Pais de alunos ficaram aguardando por horas para tentar a rematrícula dos filhos (Foto: Reprodução)

Muitos pais de alunos que procuraram as escolas estaduais para tentar fazer a rematrícula dos filhos na rede estadual de ensino nesta quarta-feira (3), em Araçatuba (SP), tiveram que passar horas aguardando e voltaram para casa sem conseguir dar entrada na documentação. O problema seria a lentidão no sistema online da Secretaria da Educação do Estado.

 

A reportagem tomou conhecimento do caso por meio da mãe de uma aluna, que esteve na escola estadual Prof. Abranche José, no bairro Ipanema, no início da manhã, para tentar providenciar a transferência da filha dela para essa escola.

 

Ela explicou que a filha dela concluiu o 5º ano em 2023, na rede municipal de ensino, e vai para o 6º ano, ingressando na rede de ensino estadual. Porém, a matrícula dela foi enviada para a escola Manoel Bento da Cruz, mais conhecida como IE, que segundo essa mãe, fica muito longe da casa dela.

 

“Como para mim é muito longe, fora de mão, e minha filha tem uns problemas de saúde e a gente sempre que tem que socorrê-la, buscando na escola, por estar passando mal, a escola mais próxima para a gente é o Abranche”, argumenta.

 

Como o prazo para tentar essa transferência, de acordo com ela, foi aberto nesta quarta-feira e termina já na próxima semana, essa mãe foi à escola para apresentar os documentos com o comprovante de endereço.

 

De acordo com ela, essas informações precisam ser lançadas no sistema, para entrar numa espécie de lista de espera para serem avaliados os critérios que irão ou não autorizar a rematrícula. O problema é que o sistema não estava funcionando. “Como hoje foi o primeiro dia, as maioria das pessoas estão indo atrás e aconteceu isso, deu pane em tudo, parou tudo”, informa. 

 

Ela conta que chegou na escola por volta das 9h da manhã e saiu às 15h30, sem almoço, aguardando para ser atendida. “Eu fiquei esperando porque teve algumas horas que o sistema voltava e dava para fazer o pedido da matrícula de uma criança, mas depois foi criando expectativa. E isso foi o dia inteiro”, explica, acrescentando que não foi dada nenhuma informação sobre quando o sistema estaria estabilizado.

 

Previsão

 

A reportagem encaminhou e-mail para a Secretaria de Estado da Educação informando sobre o problema. Segundo a Pasta, a equipe técnica da secretaria atua para reduzir a lentidão no acesso à SED (Secretaria Escolar Digital) e a previsão é que o sistema estará normalizado até a manhã de quinta-feira (4).

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.