Teve início nesta quarta-feira (20), o Mutirão Oftalmológico para realização de triagem visual com alunos da rede municipal de ensino de Araçatuba (SP). A iniciativa está prevista em lei, instituída após aprovação de projeto do vereador Fernando Fabris (PL).
De acordo com o parlamentar, cerca de 1.775 crianças do 1º ano do ensino fundamental da rede pública municipal devem passar pela triagem. As avaliações preliminares são realizadas por integrantes da Liga Oftalmológica do Unisalesiano.
A instituição montou um cronograma para cobrir todas as escolas do município e a previsão é que a primeira etapa do projeto seja concluída em setembro. Nesta quarta-feira, a triagem aconteceu em 12 escolas municipais, sendo atendidas cerca de 500 crianças.
As crianças que forem diagnosticadas com dificuldades visuais serão encaminhadas para consultas oftalmológicas gratuitas. “Havendo necessidade, elas receberão óculos de grau doados pelo Laboratório Perego”, informa o parlamentar.
Avanço
Para Fabris, a ação representa um avanço concreto na área da educação, já que estudos apontariam que 20% dos estudantes do ensino fundamental no país apresentam algum problema visual e que uma criança com visão deficiente aprenda até metade do que uma criança com visão corrigida. “Mais do que aprovar uma lei, meu compromisso é garantir que ela se torne realidade”, declara.
Ainda de acordo com ele, o Mutirão Oftalmológico ajudará as crianças da rede municipal de ensino de Araçatuba a enxergarem melhor o mundo e consequentemente, aprenderem mais. “Investir na educação é investir no futuro da cidade”, reforça.
Por fim, o parlamentar declara que a lei representa um marco no cuidado com a saúde visual infantil na cidade, comprovando que a união entre poder público e iniciativa privada pode gerar impactos positivos concretos na vida da população.