A Prefeitura de Araçatuba (SP) irá construir uma nova escola de educação infantil no bairro Concórdia, visando aliviar a demanda na região do Alvorada. A unidade terá capacidade para atender 200 crianças em período integral.
O investimento será custeado com recursos do governo federal, que deve repassar para o município pouco mais de R$ 4,37 milhões, por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A Prefeitura terá que entrar com aproximadamente R$ 45 mil de contrapartida.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a construção de uma nova escola nessa região da cidade é indispensável, pois não existe escola infantil no bairro Concórdia, que recebeu vários empreendimentos imobiliários ao longo dos últimos anos.
A maioria desses empreendimentos é composto de condomínios de apartamentos, concentrando alta densidade populacional, aumentando ainda mais a demanda por vagas em creche.
Demanda
A secretária municipal de Educação, Silvana Sousa e Souza, informa que atualmente a demanda do bairro Concórdia é atendida por uma creche no bairro Alvorada e outra no Panorama. A estimativa é de que o déficit atual nessa região é de aproximadamente 80 vagas.
Porém, para conseguir atender um maior número de crianças nessas unidades, esse atendimento não é feito em período integral, já que isso demandaria ainda mais vagas. "No período integral, cai pela metade o número de crianças que a gente consegue atender", explica.
Com a construção da nova escola, a secretaria informa que além de suprir da demanda das crianças que aguardam vagas, essas vagas serão em período integral, beneficiando todas as localidades do entorno.
Prédio
Segundo o que foi informado, a unidade deve ser construída em área do município ao lado da escola municipal Mário de Moura, que fica na rua Severino Cosmo Araújo.
Após o cadastro feito pelo município para a construção pelo Novo PAC ter sido aprovado, agora está na fase em que o governo federal está fazendo o empenho, segundo Silvana. "Feito o empenho da obra, já libera para fazer a licitação", explica. Ela espera que isso ocorra ainda neste ano.