Um grupo de médicos veterinários residentes do segundo ano do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Unesp Araçatuba (SP) participou de um encontro no Salão Azul do Paço Municipal na manhã desta quinta-feira (31), para marcar o encerramento do estágio em Saúde Pública (ou Saúde Única).
Segundo a administração municipal, por dois anos esses profissionais fizeram parte do Projeto ARBOLE. A diretora do Departamento de Assistência Básica e Central de Regulação, Cristiane Camargo de Almeida, explica que nesse processo, a parceria com a Unesp Veterinária oferece pesquisas científicas e aprimoramentos, projetos de intervenção que impactam positivamente no controle e combate às zoonoses no município.
Ainda de acordo com o que foi informado, desde 2017 a Secretaria Municipal de Saúde trabalha a integração Ensino-Serviço-Comunidade, entre a gestão municipal e as instituições de ensino superior no município, formalizada pelo Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço), em 2019.
“Desde então, a Secretaria de Saúde organiza junto às instituições de ensino as necessidades de campos de práticas para estágios curriculares obrigatórios, distribuindo-os pelos serviços de saúde da rede municipal, a partir de planejamento semestral com cada gestão dos serviços e os coordenadores dos cursos da área de saúde”, informa Cristiane.
Áreas
Esses processos estão ligados principalmente à Educação em Saúde, voltados a capacitações, aprimoramentos, treinamentos dos profissionais de saúde na rede pública municipal e de momentos que trabalhem a integração ensino-serviço, aproximando a universidade da realidade do serviço e vice versa.
Participaram do encontro de conclusão, a secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente; o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba, prof. ass. Dr. Cecílio Viega Soares Filho; e a diretora da escola municipal Prof.ª Anna dos Santos Barros, Patrícia de Oliveira Souza, representando a Secretaria Municipal de Educação.