A Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) está com matrículas abertas para o curso de aperfeiçoamento de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de aperfeiçoamento de Inclusão Educacional do TEA (Transtorno do Espectro do Autista).
No caso do curso de Libras, as inscrições devem ser feitas neste link no site e as aulas terão início em 16 de março. Elas serão quinzenais, ministradas aos sábados, das 8h às 12h. O objetivo é formar interpretes interlocutores, professores e pessoas aptas a atuarem e comunicarem-se nas diversas situações do cotidiano com pessoas surdas e demais usuárias da Libras.
As aulas serão conduzidas por professores Mestres e Doutores e a especialização é direcionada a profissionais, surdos e usuários, bem como os demais públicos interessados em aprender e aperfeiçoar a Língua Brasileira de Sinais.
O curso será dividido em módulos: Linguagem e Surdez, Cultura Surda e Educação Bilíngue; Gramática e linguística avançada para compreensão do uso da Libras; Estratégias de Tradução, Interpretação e aperfeiçoamento da comunicação por meio da Libras; e Prática de Libras e desenvolvimento de Classificadores para fluência da língua.
TEA
Já com relação ao curso de aperfeiçoamento de Inclusão Educacional do TEA, as inscrições são feitas neste link e as aulas, também quinzenais, terão início no dia 23 de março, aos sábados, das 8h às 12h.
O curso vai formar profissionais, professores e educadores dos diferentes seguimentos e modalidades de ensino, e prepará-los para o exercício profissional.
As aulas serão conduzidas por professores Mestres e Doutores e a especialização é direcionada aos profissionais, educadores e outros que estejam interessados em atuar em processos de inclusão e desenvolvimento do TEA.
Módulos
Este curso será aplicado nos seguintes módulos: Fundamentos da Educação Especial e conceitos sobre o Autismo. Aspectos históricos, político-educacionais da Educação Especial e do TEA; Inclusão escolar e práticas pedagógicas e metodológicas do estudante público-alvo da Educação Especial com TEA; Tópicos Especiais em: Saúde e Desenvolvimento Psicológico do Transtorno do Espectro Autista; Aspectos fonoaudiológicos: desenvolvimento de fala e linguagem do estudante com TEA; Tecnologias Assistivas (TA), a Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) aplicadas e o com TEA; Atendimento Educacional Especializado para o estudante com TEA; Seminários de Educação Especial e Inclusão do TEA.