O estudante Vitor Hugo de Queiroz, da escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, em Penápolis (SP), foi o vencedor do concurso de desenho 2023 "Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio e Integração Cultural China-Brasil" , na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano).
O evento é uma realização da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Consulado-Geral da China em São Paulo e a premiação aconteceu nesta terça-feira (15), na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
A Mesa foi composta pelo cônsul-geral da China em SP, Chen Peijie; pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Myrian Prado; pelo deputado Maurici (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp; e pelo deputado Paulo Fiorilo (PT).
Cultura
Segundo o que foi divulgado, esta foi a 4ª edição do concurso, que visa disseminar a cultura chinesa no Brasil. Ao todo, foram inscritos 601 desenhos, com o número de escolas inscritas superando o dobro do ano passado.
A Cônsul-Geral da China em São Paulo destacou os laços de amizade entre os dois países, lembrando que, em 2023, completam-se 49 anos das relações diplomáticas com a República Popular da China. Ela elogiou e reconheceu o esforço dos alunos participantes para retratar a história dos imigrantes e a amizade China-Brasil.
Premiação
Dividido em três categorias, o concurso ofereceu premiações para primeiro, segundo e terceiro lugares, que foram presenteados com uma pulseira inteligente, um tablet e um notebook, respectivamente.
Na categoria Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) o vencedor foi o aluno Liniker Gabriel Serafim Pereira, da EE Professor Achiles Rodrigues, em Vargem Grande.
Já na categoria Ensino Médio (1ª a 3ª série), a ganhadora foi Clara Delcorso Gonzaga, da EE Capitão Horácio Antonio do Nascimento, em Tabapuã.
Os painéis com os desenhos premiados estão expostos no Hall Monumental da Alesp. A mostra pode ser visitada por todos os interessados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.