PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Educação

Estado usará inteligência artificial para auxiliar na correção de redações de alunos nas escolas

Novidade está em teste na plataforma Redação Paulista; em 2024, milhões de textos serão revisados pela IA
Da Redação
28/12/2023 às 15h57
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado implementou, no final do ano letivo de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. A novidade deve atender mais de 40 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da região de Araçatuba e seus professores ao longo do ano letivo de 2024.

 

Segundo a secretaria, esse será mais um apoio ao ensino-aprendizagem, para aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos matriculados nessas duas fases da educação básica. De acordo com o que foi divulgado, a plataforma foi implantada em agosto e ao longo do segundo semestre, mais de 2,4 milhões de estudantes submeteram 3,5 milhões de redações.

 

Até a implantação da assistente virtual, a conferência era feita diretamente pelos professores. Agora, esses docentes terão a assistente de correção virtual para agilizar e facilitar as revisões.

 

O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, afirma que o objetivo é ampliar o número de produções no ano que vem, para garantir que estudantes da rede pública escrevam mais e melhor e alcancem melhores índices em avaliações como o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

IA da Redação Paulista

 

A secretaria informa que ao subirem os textos na plataforma, os alunos contam com o auxílio de um corretor ortográfico e gramatical. Para fazer as mudanças necessárias no texto, eles precisam reescrever, eliminar as falhas e enviar a redação ao professor.

 

Quando o docente recebe o texto, a plataforma aponta automaticamente se foram seguidos os critérios avaliativos obrigatórios, como coerência, argumentação e adesão ao tema. Cada um desses tópicos deve ser validado pelo professor, a quem cabe a palavra final sobre a redação, inclusive a nota.

 

Mais língua portuguesa e matemática em 2024

 

De acordo com o que foi informado, a implantação da assistente de correção virtual é mais uma das iniciativas da Secretaria da Educação para assegurar que estudantes tenham o aprendizado esperado e estejam preparados, por exemplo, para o vestibular.

 

Em 2024, a Educação aumentará em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à de matemática no Ensino Médio. Além das aulas de língua portuguesa, os estudantes terão acesso à disciplina de redação e leitura. Em matemática, o incremento acontece com aulas de educação financeira.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.