Será inaugurado nesta terça-feira (28), em cerimônia marcada para as 10h, o novo espaço lúdico do projeto Biblioteca Futuro, na escola municipal Prof. Pérsio Scatena Garcia, em Valparaíso (SP). Com acervo de 850 livros, brinquedos educativos e objetos de pesquisa, o objetivo é ampliar o acesso à leitura para os 360 estudantes da instituição, com idades entre 6 e 10 anos, matriculados no Ensino Fundamental 1.
Com paredes decoradas e informativas, o projeto tem como mascote o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico. O projeto é uma realização da Rede Educare, com patrocínio do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do governo federal.
O projeto Biblioteca Futuro convida alunos e educadores a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de livros que abordam temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como reciclagem, energias renováveis e ciclo da água.
Presente
Em nota, a diretora da escola, Maria Cristina Redondaro de Carvalho, comenta que o projeto é um presente que contribuirá no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando novas experiências e novos conhecimentos. "Nossa escola está inserida num bairro muito carente e esta é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para os alunos terem acesso a um acervo de livros tão rico, além das atividades lúdicas que terão dentro deste espaço e que trarão inúmeras contribuições para o desenvolvimento e a construção de novos aprendizados”, declara.
Já a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha, explica que com o projeto se busca sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. "Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões”, afirma.
O diretor de Operações e ESG do CTC, Viler Janeiro, declara que o compromisso do CTC é gerar impactos sociais positivos nas comunidades próximas dos locais onde atua e este projeto contribui para o empoderamento educacional e cultural destas comunidades. "A ciência e a sustentabilidade fazem parte do nosso DNA. A Biblioteca Futuro, ao abordar temas cruciais para vida do Planeta, vai colaborar para que os jovens entendam os impactos de suas ações à natureza, promovendo a consciência ambiental”, declara.
Biblioteca Futuro
Assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro tem a proposta de implantar espaços lúdicos de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, jogos pedagógicos e objetos de pesquisa, como lupa, balança, fita métrica e microscópio de brinquedo.
As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca.
O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e Sistema solar.
Sobre o CTC
O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. É o maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 5 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.
Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).