A escola municipal de ensino fundamental Prof. Dorival Reis Camargo Barrionuevo Sanchez, de Bento de Abreu (SP), recebeu o projeto Corteva Escola, capitaneado pela Corteva Agriscience em parceria com a Fazenda Santa Antonieta. A ação visa destacar o papel do agricultor como responsável pela geração de alimentos para o Brasil e para o mundo.
Participaram da ação 38 crianças do 5º ano, que tiveram acesso ao módulo sobre a importância e os desafios futuros do agricultor e sessões voltadas a despertar nas crianças a importância do uso racional da água, energia e dos recursos naturais, proporcionando uma conscientização ambiental nos participantes.
Além da palestra, dos desenhos animados e da revista de atividades, foi realizado um concurso de desenho e redação. A Corteva doou uma TV à escola, incentivando à inclusão digital, enquanto o parceiro doou bicicletas aos ganhadores do concurso e um kit para todas as crianças.
Inovação
“O projeto Meu Herói, O Agricultor, promovido pela Corteva, em parceria com a Fazenda Santa Antonieta, constitui uma iniciativa de grande relevância, pois não apenas destaca a importância do trabalho rural, mas também reforça a necessidade de inovação e o compromisso com a sustentabilidade”, comenta a diretora da escola, Mariza de Souza Bogueira Salesse.
Como agente da educação, ela comenta que compartilhar esse projeto com os alunos é importante pois gera um impacto positivo no processo de aprendizagem e no estímulo do interesse pela profissão.
Projeto
A proprietária da fazenda Santa Antonieta, Livia Gonçalves, comenta que é o quarto ano que o projeto é realizado na escola de Bento de Abreu. Após ouvir as palestras informativas da importância da agricultura e do produtor para a sociedade, as crianças fazem um desenho e uma redação sobre o tema.
Os melhores trabalhos são premiados com uma bicicleta no dia do encerramento do programa, que é realizado na Fazenda, onde as crianças podem ver de perto o que aprenderam em sala de aula. “Para nós, esse projeto é muito importante, pois as crianças são a esperança de um país mais justo e próspero, se sentindo acolhidas, incentivadas e valorizadas. E, para cada criança cuidada e educada, estamos investindo no futuro da sociedade”, ressalta.
Relevância
Por fim, a especialista de Boas Práticas Agrícolas para Proteção de Cultivos da Corteva Agriscience, Julliane Fuscaldi, comenta que é importante despertar o interesse das crianças para a relevância do papel do produtor rural, levando mensagens de como são produzidos os alimentos que estão em suas mesas e que são servidos na escola, além de mostrar que muitos itens utilizados no dia a dia, como roupas, também são oriundos do campo.
“Com esta iniciativa, valorizamos a vida rural, trazemos mensagens sobre conscientização ambiental, promovemos valores de cidadania e, quem sabe, incentivamos futuros agricultores”, finaliza.