A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Educação, retomará o funcionamento das fanfarras escolares que estavam inativas há quase dez anos.
Inicialmente, oito escolas municipais participarão da iniciativa: EM Professora Adelina Bernadete dos Santos Pacitti, EM Professora Dirce Spínola Najas, EM Professora Geni Leite da Silva, EM Professora Izabel Branco, EM Professora Leonor Chaim Cury, EM Professora Lucinda Araújo Giampietro, EM Professora Ruth Pintão Lot e EM Professora Teresinha Bombonati.
As atividades com os alunos acontecerão no contraturno escolar e serão organizadas em conjunto com as famílias, de acordo com as vagas e horários a serem divulgados posteriormente. O objetivo é enriquecer o currículo com práticas culturais e artísticas que contribuam para o desenvolvimento integral dos estudantes.
De acordo com a Secretaria de Educação, as fanfarras terão papel importante na formação cidadã dos alunos, estimulando criatividade, disciplina, autoestima e trabalho em equipe. A proposta também busca fortalecer o vínculo dos estudantes com a comunidade, promovendo integração cultural.
Credenciamento de profissionais
A Prefeitura de Birigui segue com inscrições abertas para profissionais interessados em atuar como instrutores de fanfarra escolar na rede municipal. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site www.semebi.com.br/credenciamento002-2025. Informações também estão disponíveis pelo telefone (18) 3643-6026, da Secretaria de Educação.
Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com ensino médio completo e comprovação de curso na área de música, além de experiência mínima de seis meses. O instrutor contratado atuará como prestador de serviços, com remuneração de R$ 25 por hora-aula e carga máxima de oito horas diárias.
O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Birigui (www.birigui.sp.gov.br).