Educação

Delegacia-Escola do Unisalesiano promove atividade sobre prisão em flagrante

Os delegados Alessander Lopes Dias e Fábio Pistori desempenham papel fundamental nessa experiência educacional
Da Redação
22/08/2023 às 16h07
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Ouvir:

No contexto das atividades da Delegacia-Escola , o Curso de Direito do Unisalesiano de Araçatuba (SP) destaca-se por oferecer aos acadêmicos, um ambiente realístico que simula situações do cotidiano da profissão, especialmente na área do Direito Criminal.

 

Como parte dessas atividades, no último sábado (19) foi realizada uma simulação de flagrante delito por tráfico de drogas, com a colaboração da GOE/Deic (Grupo de Operações Especiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais), permitindo que os alunos mergulhassem no processo penal passo a passo.

 

Nesse cenário, os estudantes tiveram a oportunidade ímpar de vivenciar a dinâmica completa do processo penal a partir de múltiplas perspectivas. Isso inclui a visão do juiz, que avalia a legalidade dos procedimentos; do investigador, que reúne evidências e conduz a investigação; do delegado de polícia, que coordena a operação e toma decisões estratégicas; do policial, que executa as ações operacionais; e do advogado, que representa os interesses das partes envolvidas.

 

Para a acadêmica do 10° termo, Clara Beatriz Vieira Galhardo , a Delegacia-Escola coloca em prática toda a teoria que é vista em sala, nas aulas de Direito Penal e Processo Penal. “Poder participar e atuar como advogada de defesa durante a simulação do flagrante na Delegacia-Escola me fez ter noção de como devo atuar e me portar durante as situações que envolvem a delegacia. Além disso, atuar como advogada nesta simulação me fez ter certeza que é a advocacia criminal que quero seguir”, ressaltou.

 

Delegados

 

Os delegados e docentes, Alessander Lopes Dias e Fábio Pistori , desempenharam um papel fundamental nessa experiência educacional. Ambos forneceram insights práticos sobre como distinguir detalhes cruciais.

 

Já a supervisão das atividades fica a cargo da Coordenadora do Curso de Direito, Prof.ª Dr.ª Cibele Rodrigues “A abordagem prática e multidisciplinar da Delegacia-Escola oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a aplicação do conhecimento teórico em um contexto real, mergulhando nas complexidades do processo penal e ampliando sua compreensão das questões legais e criminais de maneira abrangente”, explica.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.