Seis estudantes de Birigui (SP) foram premiados com medalhas na 18ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que também teve medalhistas em Araçatuba, Clementina e Ilha Solteira, entre medalhas de ouro, prata e bronze.
Realizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.
Neste ano, participaram mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio e nesta edição houve aumento no número de premiados. A nível nacional, foram distribuídas 8,4 mil medalhas (650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes), além de 51 mil menções honrosas.
Premiação
A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas estaduais.
Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação acontecerão em data a ser definida no próximo ano.
Convite
Os medalhistas nacionais são convidados a participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300,00 para integrarem o programa. O valor dessa bolsa concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi reajustado em 200% neste ano.
IMPA Tech
Como anunciado pelo IMPA, medalhas no Nível 3 (Ensino Médio) na Obmep e outras quatro olimpíadas de conhecimento qualificam a concorrer a uma vaga no IMPA Tech – primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação estão abertas até 28 de dezembro em impatech.impa.br.
O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acesse aqui o edital.
Na região, dois alunos de Etecs foram premiados com medalhas, um de Araçatuba e outro de Ilha Solteira. Confira abaixo a relação completa dos medalhistas da região.
Kauã Gimenez Rodrigues – Escola estadual Prof. Herminio Cantisani – Birigui - Ouro
Yuri Ribeiro Cardoso - Escola Estadual Prof.ª Lea Silva Moraes - Ilha Solteira - Prata
Guilherme da Silva Favoni – Escola Estadual Prof.ª Izabel de Almeida Marin – Birigui - Bronze
Samuel Heitor Sousa Rodrigues - Escola Estadual Prof.ª Regina Valarini Vieira – Birigui - Bronze
Gustavo Navarrete Malheiros - Escola Estadual Prof.ª Izabel de Almeida Marin – Birigui - Bronze
Daniel Sene Vitorelli – Escola Estadual Dr. Carlos Rosa – Birigui - Bronze
Emilly Camara da Conceição – Escola Estadual Prof. Ricardo Peruzzo – Birigui - Bronze
João Pedro Martins Morette – Escola Estadual Maria de Fatima Gomes Alves – Clementina - Bronze
Rafaela Yumi Kuroiwa – Instituto Federal de Ilha Solteira - Ilha Solteira - Bronze
Particular
Otávio Lemos Cardassi - Colégio Nossa Senhora Aparecida – Araçatuba - Bronze