“Libras na Atenção Primária à Saúde” foi o tema da aula ministrada pela acadêmica Louise Elias de Carvalho, aluna do 5º termo do Curso de Biomedicina do Unisalesiano de Araçatuba (SP) e presidente da LAPSB (Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Biomedicina), aos alunos do curso.
O evento aconteceu no auditório Pio XI, em 29 de maio, e contou com a participação de 50 acadêmicos e visitantes de outras instituições. Estiveram presentes a docente Thais Tsosura e a coordenadora do Curso de Biomedicina, Prof.ª Rossana Abud Cabrera Rosa.
A iniciativa partiu da própria Louise que, atualmente, realiza o curso Básico de Libras pelo Senac. A inspiração surgiu após uma conversa com uma mulher surda, que alegou que precisava de ajuda nos serviços da cidade.
Humanizada
O relato sensibilizou Louise, que decidiu compartilhar esse aprendizado com colegas da área da saúde. “Saber alguns sinais em Libras pode parecer simples para nós, mas para uma pessoa surda sendo atendida, é algo acolhedor e reconfortante. É importante que os alunos que irão estagiar tenham o mínimo de conhecimento para uma comunicação mais acessível e humanizada”, destaca.
A aula proporcionou uma reflexão profunda sobre inclusão e atendimento adequado à comunidade surda no ambiente de saúde, reforçando a importância da formação de profissionais mais empáticos e preparados para lidar com a diversidade.