Educação

Araçatuba se destaca em prêmio estadual de leitura

Ficou em segundo lugar no Prêmio Fluência Leitora entre os municípios com mais 100 mil habitantes no Estado
Da Redação
20/02/2024 às 21h33
Premiação aconteceu nesta terça-feira em São Paulo (Foto: Divulgação) Premiação aconteceu nesta terça-feira em São Paulo (Foto: Divulgação)

Araçatuba (SP) alcançou o segundo lugar entre os municípios de São Paulo com mais de 100 mil habitantes, no Prêmio Fluência Leitora, com 77% de alunos leitores iniciantes ou fluentes.

 

Segundo a administração municipal, o anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo governo do Estado durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, que terá ênfase na Alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental – incluindo Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, e no suporte e apoio aos alunos do 3° ao 5° anos.

 

No caso do Prêmio Fluência Leitora, ele faz parte de um programa dedicado à alfabetização das crianças na idade certa e baseado nos resultados das avaliações Diagnóstica e Somativa de 2023.

 

São consideradas leitoras fluentes crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e que atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

 

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização.

 

A atividade prática verifica a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

 

Avaliação

 

Ainda de acordo com o que foi divulgado, a avaliação ocorreu de forma presencial no meio e no final do ano passado, com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos.

 

Os alunos da rede tiveram o desempenho de leitura registrado por meio do uso de plataforma externa desenvolvida pelo Caed/UFJF ((Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

Os dados foram enviados pelos docentes das unidades por meio de aplicativo ou site em todas as 30 unidades escolares da rede que possuem salas de segundo ano. Durante o processo, os professores gravaram a leitura no celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd, que também disponibilizou os cadernos de provas para impressão na plataforma online.

 

Posteriormente, os áudios foram avaliados para que houvesse um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes. A atividade prática permitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

 

Resultado

 

O prefeito Dilador Borges (PSDB) participou da cerimônia e se disse extremamente orgulhoso do desempenho da cidade na promoção da leitura. “Esse reconhecimento não é uma surpresa, pois é resultado do nosso compromisso contínuo com a educação e o desenvolvimento das crianças. Temos investido muito em Educação, porque ela é quem constrói o futuro", declarou.

 

A secretária municipal de Educação, Silvana Sousa e Souza, informou que o foco agora é manter o monitoramento da aprendizagem das crianças e implementar estratégias eficazes para garantir que todos os alunos atinjam um bom nível de leitura. "Sabemos que a habilidade de leitura é essencial para o desenvolvimento de outras competências e estamos empenhados em oferecer o suporte necessário para isso", afirmou.

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