Alunos da escola estadual Prof.ª Altina Moraes Sampaio, em Araçatuba (SP), lançaram mais de 30 livros durante a Feira de Culminância, realizada na última quarta-feira (18), na própria unidade de ensino.
Os trabalhos fizeram parte da disciplina de Eletiva e foram publicados oficialmente após seis meses de preparação. O trabalho foi uma forma encontrada pelos professores de trabalhar a parte comunicativa dos estudantes.
O projeto, intitulado “Vozes e Versos em Ação”, foi mediado pelo professor de Língua Portuguesa, Vitor Moretti Niwa; pela professora de Matemática, Maria Palmira Minholi Dias; e pela professora responsável pela Sala de Leitura, Heliana Helen Santos. Apesar de serem de áreas diferentes, os três se uniram a favor do incentivo à literatura e à escrita.
Em nota, Vitor conta que conheceu Palmira por meio de outro projeto dela no Centro de Ressocialização da cidade e teve a surpresa de trabalhar com ela na mesma escola. “Não pensamos duas vezes em nos unir quando nos foi apresentado o projeto para publicação de livros”, comenta.
Projeto
Segundo o que foi divulgado, aproximadamente 30 alunos participaram da disciplina dos professores ao longo do primeiro semestre. Os estudantes tiveram troca de experiências com autores e artistas da área e redigiram textos autorais de diversos gêneros textuais, como relato pessoal e carta aberta.
Entre as histórias eternizadas por meio das páginas do livro, está a do estudante Adryan Alessandro Pereira Alves, que cursa o nono ano do ensino fundamental e perdeu o pai no início deste ano para a depressão. “No dia de sua morte, me despedi com um tchau e nunca mais o vi. Meu pai sempre me ensinou a estudar, a trabalhar e a nunca seguir pelo caminho errado”, conta em trecho do livro.
Lançamento
Durante a Feira de Culminância, realizada na quarta-feira, todos os trabalhos feitos pelos alunos foram apresentados para a comunidade escolar, com direito a sessão de autógrafos e muita emoção por parte dos alunos, professores, gestores e pais.
Durante o evento, a professora Maria Palmira exaltou o estímulo dado ao longo dos meses à leitura e à escrita. “A leitura e a escrita tendem a transformar o ser humano, independentemente se são crianças, adolescentes ou adultos", conta.
De acordo com ela, isso ficou muito perceptível quando eles autografaram e contaram as histórias às outras pessoas com brilhos nos olhos. Os estudantes também criaram uma página no Instagram, chamada “Vozes e Versos em Ação”, onde publicaram diversos vídeos com depoimentos.