Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola municipal Prof. Fausto Perri, de Araçatuba (SP), participaram de um projeto de conscientização sobre a valorização e preservação do ribeirão Baguaçu, principal manancial que abastece a cidade.
A ação foi coordenada pela professora Fabiana Alves Benevides, com o objetivo de incentivar a preservação e valorização do córrego. Durante o projeto os alunos visitaram o Baguaçu no trecho que corta o bairro Alvorada para observar as condições da margem e da mata ciliar.
Eles coletaram o lixo encontrado durante a visita e esse material reciclável recolhido foi utilizado em sala de aula na confecção de quadros. O material produzido foi exposto no pátio e nos corredores da escola, junto com textos informativos sobre o ribeirão Baguaçu, para alertar a comunidade sobre a importância da conscientização ambiental de toda comunidade.
Participação
Os alunos também elaboraram um panfleto para ser distribuído para alunos e comunidade. “A mobilização de alunos e comunidade é primordial para favorecer a valorização e preservação dos rios”, informa a professora. Ela explica que os estudantes participaram efetivamente do projeto, oportunizando momentos de aprendizagem de modo contextualizado e interdisciplinar, sendo os grandes protagonistas.
Fabiana comenta que é importante que a comunidade conheça a realidade do ribeirão Baguaçu, no trecho que corta o bairro, por ele abastecer a cidade e ser o habitat de muitos animais e plantas. “Todos temos que ter responsabilidade social para conscientizar e mobilizar a comunidade para preservar o meio ambiente em que estamos inseridos”, reforça.
Ainda de acordo com ela, o projeto terá sequência no próximo ano, com novas ações e parcerias, devido à relevância da iniciativa para a comunidade local e para todo o município.